Bizarro: Suzuki foi responsável por este conceito da Honda

há 1 semana 4

Pense, se quiser, em março de 2020. Era uma época incerta, já que as primeiras ondas de uma pandemia global impediam grandes reuniões. É por isso que a Honda, entre outros fabricantes de motocicletas, optou por aproveitar o poder internacional da Internet e se tornar virtual com suas revelações de motocicletas naquele ano. 

Uma das motocicletas que chamou muita atenção na época foi a CB-F. E, na verdade, não foi apenas a escolha da Honda de compartilhar imagens em preto e branco que deixou claro que a marca estava se tornando totalmente retrô. O tanque com laterais mais volumosas, especialmente quando considerado com o contorno cuidadosamente esculpido proporcionado pelo escapamento de quatro em dois que envolve o cárter do motor e a rabeta angular e em blocos, foram claras referências à linguagem de design da Honda dos anos 1980. 

Conceito Honda CB1000F

Foto de: Honda

Conceito Honda CB1000F

O farol é redondo, não quadrado, mas tanto ele quanto as rodas são as três coisas mais redondas exibidas aqui. Todo o resto? Bloco, retângulo e adornado com aquelas lindas listras retrô que a Honda tinha décadas atrás. Cinco anos depois, a Honda levou esse conceito aparentemente vários passos adiante com a introdução de uma nova iteração: a CB1000F Concept.

A Honda deu início à sua temporada de exposições de motocicletas de 2025 no Japão no Osaka Motorcycle Show em 21 de março de 2025. De lá, seguirá para Tóquio e Nagoya nos próximos dois meses. A CB1000F Concept é um projeto do designer Yuha Suzuki, da brasileiríssima Moto Honda da Amazônia Ltda., que também projetou dois outros sucessos recentes para a Honda: a CRF1100L Africa Twin e a X-ADV 750. Então sim, o conceito tem as mãos de um Suzuki, por mais irônico que pareça.

Arte conceitual da Honda CB1000F de Nakaki Pantz

Foto de: Honda

Arte conceitual da Honda CB1000F de Nakaki Pantz

De acordo com Suzuki, o tema por trás desse conceito foi "CB para uma nova era". Afinal de contas, a Honda fabrica motos com a designação CB há mais tempo do que muitos de nós estamos vivos, portanto, é importante encontrar um equilíbrio entre honrar o passado e, ao mesmo tempo, encarar o futuro. Outra variação desse conceito também estará em exibição nos três salões de motocicletas japoneses em 2025: a CB1000F Concept Moriwaki Engineering, que será uma visão mais focada em corridas desse modelo. 

Leia o artigo completo