Qualquer automóvel importado para os Estados Unidos a partir do dia 2 de abril pagam 25% de tarifas e impostos, independente do país ou segmento. Entre diversas reações das montadoras, a Jaguar Land Rover não aceitou as condições e suspendeu as importações para o país norte-americano, dando prioridade para outros mercados que também recebem seus carros, hoje, apenas Land Rover.
"Nossas marcas de luxo têm apelo global e nosso negócio é resiliente, acostumado a condições de mercados em mudanças. Nossas prioridades agora são entregar para nossos clientes ao redor do mundo e entender esses novos termos comerciais dos EUA", disse a JLR em comunicado. Vale lembrar que a Jaguar não está produzindo automóveis até apresentar sua nova linhagem, enquanto as demais marcas se tornaram independentes: Land Rover, Discovery e Range Rover.
A reação da JLR é, por enquanto, a mais extrema diante das novas tarifas dos Estados Unidos. Mesmo quem produz no país importa alguns modelos, mas ao mesmo tempo, há tarifas para peças e componentes, além do próprio aço utilizado. Isso impactará os valores dos automóveis no país, independente de onde ele é produzido, com aumentos consideráveis de preços aos consumidores, o que deve impactar as vendas ou, pelo menos, os lucros de cada uma delas.
O mercado dos Estados Unidos tem grande dependência de modelos vindos do México. As tarifas impostas por Donald Trump visam aumentar a produção de modelos no país e menos importações, principalmente pela grande dependência do México, e mais ainda, impedir a chegada dos modelos e marcas chinesas ao país.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Novo GWM TANK 300 quer ser melhor que o Jeep Wrangler? O novo SUV da marca chinesa chega com novidades para o off-road. Ele traz diversas opções de seleção de tração, 3 tipos de bloqueio de diferencial, motor 2.0 híbrido plug-in e novidades tecnológicas da GWM. Vai dar certo no mercado nacional? Descubra neste vídeo com o Léo Fortunatti e saiba tudo sobre como este sistema de motor elétrico frontal com diferencial funciona.