Informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Relatório de Estabilidade Financeira (REF)
A partir de 1º de janeiro de 2025, diversas instituições financeiras terão que ajustar suas provisões para perdas, em decorrência das novas normas contábeis que visam a mensuração, registro e divulgação de instrumentos financeiros. Essa informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Banco Central no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao primeiro semestre de 2024.
O relatório aponta que a forma de cálculo e o alcance dos instrumentos sujeitos à constituição de provisões para perdas esperadas relacionadas ao risco de crédito passarão por mudanças significativas. Para avaliar a influência das novas regras, o Banco Central conduziu uma pesquisa com entidades que representam aproximadamente 84% das exposições de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
De acordo com o relatório, as instituições consultadas preveem um aumento total de R$ 37,8 bilhões nas provisões, o que corresponde a 10,7% do total atual. Esse valor será registrado como contrapartida de capital, sem afetar os resultados financeiros das instituições envolvidas. “Apesar do impacto no início da transição, as novas regras deixarão o SFN mais robusto para enfrentar futuras materializações de risco de crédito”, observou a autarquia.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira