Avatr 11: SUV elétrico futurista da Huawei e CATL é flagrado no Brasil

há 2 meses 6

E as novidades em termos de carros elétricos chineses não param de surgir. Nos últimos dias, o perfil @placaverde no Instagram revelou imagens exclusivas do Avatr 11, um SUV elétrico que se destaca pelo visual futurista e um pacote recheado de tecnologia de ponta, circulando no Brasil sem qualquer tipo de disfarce. Este flagra alimenta especulações sobre um possível lançamento do modelo no país, apesar de não haver confirmação oficial.

O Avatr 11 é um SUV cupê totalmente elétrico, fruto de uma parceria entre três gigantes chineses: a Changan, uma das maiores montadoras da China; a CATL, maior fornecedora de baterias do mundo; e a Huawei, responsável pela tecnologia embarcada, incluindo motores e sistemas de assistência ao motorista. O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2022 e já chamou a atenção no mercado asiático por conta de seus atributos e alto nível de construção.

Avatr 11 - flagra (BR)

Foto de: Placa Verde

Com 4,88 metros de comprimento, o Avatr 11 chama atenção pelo design futurista e aerodinâmico, que inclui linhas minimalistas e soluções modernas como portas traseiras quase planas. Outro diferencial são os três sensores LiDAR desenvolvidos pela Huawei, que garantem sistemas avançados de assistência ao motorista.

O interior segue o mesmo nível de sofisticação. Configurado para quatro ou cinco lugares, ele oferece acabamento premium e tecnologia de ponta, com destaque para três telas no painel e um elemento em formato de turbina que se ilumina com comandos de voz. Na configuração de quatro lugares, os bancos traseiros são separados por um túnel central com diversos compartimentos de armazenamento, agregando funcionalidade e conforto.

Avatr 001

Foto de: Avatr

O Avatr 11 é equipado com dois motores elétricos da Huawei que entregam uma potência combinada de 586 cavalos e 66,1 kgfm de torque. Essa configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, rivalizando com o BYD Seal, por exemplo. No entanto, a Avatr já lançou uma versão monomotor deste SUV cupê, que, provavelmente, ficará restrita ao mercado interno. 

Para alimentar esse conjunto, há opções de baterias fornecidas pela CATL com capacidades de 90 kWh e 116 kWh, oferecendo autonomia de até 710 km no ciclo chinês CLTC (que pode ser ligeiramente otimista em relação ao padrão WLTP).

Avatr 001

Foto de: Avatr

O Avatr 11 é construído sobre a plataforma inteligente CHN, desenvolvida conjuntamente por Changan, Huawei e CATL. A produção acontece em Chongqing, cidade natal da Changan, onde as primeiras unidades sairam da linha de montagem em 2023.

Apesar de ainda não haver informações oficiais sobre o lançamento do Avatr 11 no Brasil, os recentes flagrantes do modelo em território nacional sugerem uma forte possibilidade de sua chegada. Caso seja lançado, o SUV deve atrair a atenção de um público interessado em veículos elétricos premium e de alta performance, lembrando que já temos representantes como o Zeekr 001 nesse segmento.

Avatr 001

Foto de: Avatr

Pelo visto, a ofensiva chinesa de carros elétricos está muito longe de terminar, e agora com modelos ainda mais equipados e tecnológicos. Qual será o potencial do mercado brasileiro para esses modelos? A conferir. 

Flagra: Placa Verde

Leia o artigo completo