Audi lança novo A5 híbrido plug-in após rever eletrificação total

há 1 semana 3

Já faz quase um ano que a Audi descontinuou o A4 para dar lugar ao A5. O sedã (tecnicamente um liftback) e a perua inicialmente não tinham tomadas de carregamento, mas agora os híbridos plug-in (PHEV) chegaram. Disponíveis exclusivamente com o quattro, essas variantes eletrificadas têm o objetivo de oferecer o melhor dos dois mundos: eficiência sem comprometer o desempenho.

Os PHEVs compartilham um motor a gasolina de 2.0 turbo e já mostram a guinada de estratégia da Audi, que admitiu nesta semana estar repensando suas metas para se tornar uma marca totalmente elétrica nos próximos anos.

O A5 e-hybrid básico produz uma potência combinada de 299 cv, enquanto a variante mais potente tem 367 cv, igualando-se ao S5 com motor V-6 puramente a combustão. Optar pelo modelo mais potente resulta em um tempo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, apenas 0,6 segundos mais lento que o S5. Embora a Audi não divulgue o peso do carro, com um motor 2.0 e o sistema híbrido plug-in, é provavelmente que a novidade seja muito mais pesada devido ao pacote de bateria adicional.

Falando nisso, a nova bateria de íons de lítio tem um conteúdo de energia utilizável de 25,9 kWh. Sua capacidade aumentou em cerca de 45% em comparação com o antigo A4 híbrido plug-in, enquanto a potência de carregamento em corrente alternada (como as usadas em residências) foi aumentada para 11 kW. Serão necessárias duas horas e meia para recarregar totalmente a bateria. O posicionamento sob o assoalho do bagageiro provavelmente prejudica a praticidade, mas é assim que as coisas funcionam com os PHEVs.

Audi A5 e-híbrido Quattro 2025

Foto de: Audi

Audi A5 e-híbrido Quattro 2025

A Audi cita uma autonomia elétrica máxima de 116 km para o A5 sedã no ciclo WLTP. A perua provavelmente fica um pouco atrás, pois é um pouco mais pesada. Sem o motor de combustão funcionando, os carros são limitados eletronicamente a 140 km/h. Ligue o motor de quatro cilindros e o limitador só atua a partir de 250 km/h.

É provável que um híbrido plug-in ainda mais potente esteja a caminho. Já se passaram quase seis anos desde que a Audi anunciou que a próxima geração da RS4 seria eletrificada. O ex-diretor geral da Audi Sport disse que a super perua empregaria uma configuração PHEV para reduzir as emissões e fornecer mais potência. Com a linha A4 agora morta, a concorrente da BMW M3 Touring terá o nome de RS5 Avant, por mais estranho que isso possa parecer.

A RS5 com teto longo já foi flagrada em testes várias vezes, portanto, espere por uma estreia no final deste ano ou em 2026. Ela provavelmente não terá o mesmo alcance elétrico dos híbridos plug-in do A5 comum, mas sem dúvida terá mais potência. A lógica nos diz que o RS5 perua ultrapassará facilmente os 450 cv fornecidos pelo V6 de 2,9 litros biturbo da extinta RS4.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Fonte: Audi

Leia o artigo completo