Veja quais são os destaques desta terça (12):
- Copom divulgou ata da reunião da semana passada
- IBGE publica dados do setor de varejo
- Governo e cortes de gastos: Defesa entra no radar
- Temporada de balanços: dia tem Hapvida (HAPV3), Raízen (RAIZ4) e Rede D'Or (RDOR3)
Cenário econômico demanda política monetária "contracionista", diz ata do Copom
- Hoje (12), o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na qual a taxa Selic foi elevada de 10,50% para 11,25%.
- Segundo o Copom, o atual contexto "demanda uma política monetária mais contracionista", uma vez que a inflação e as expectativas continuam acima da meta.
- O Copom ressalta que "o cenário de curto prazo para a inflação se mostra mais desafiador", com aumento nos preços de alimentos e a recente depreciação do câmbio pressionando o índice geral. No contexto global, a política monetária nos EUA e a desaceleração econômica na China impõem riscos adicionais para emergentes, o que requer maior cautela, segundo o Banco Central brasileiro.
- Com esse novo patamar da Selic, o Copom reforça seu "firme compromisso de convergência da inflação à meta", salientando que a continuidade e intensidade dos ajustes dependerão da evolução das expectativas inflacionárias, do mercado de trabalho e das condições econômicas internacionais.
IBGE publica dados do setor de varejo
- O IBGE divulga os dados das vendas do varejo em setembro; Em agosto, o indicador registrou queda de 0,3%
- Esse dado é um termômetro do consumo interno, um dos motores da economia brasileira, e reflete o comportamento do consumidor frente aos desafios impostos pela inflação e pelo aumento dos juros.