O economista Roberto Padovani reforçou o caráter fundamentalmente político dos ataques comerciais entre China e Estados Unidos, aumentando as incertezas no cenário mundial.
Esses movimentos todos são essencialmente políticos, eles não têm nenhuma lógica econômica, nem da parte dos Estados Unidos, nem da parte da China, o que aumenta a imprevisibilidade. O que a gente sabe, olhando a história econômica, é que guerras comerciais são bloqueios às exportações, às importações, portanto impactam a produção local, não favorece as condições de consumo nos vários países.
Portanto, o que a gente sabe é que a guerra comercial leva a menos crescimento. A gente sabe também, outra leitura óbvia, é que como a cadeia global de produção está muito mais integrada, quando você impõe barreiras, você está gerando um choque de oferta, mesmo com a economia desacelerando, que gera inflação.
Roberto Padovani
Disputa tarifária abre espaço para conflito militar, alerta economista
A disputa tarifária entre Estados Unidos e China pode abrir um espaço para um conflito militar por parte do presidente norte-americano Donald Trump, alertou Roberto Padovani.
A gente tem duas potências em conflito, usando o canal comercial econômico como um caminho para resolver esses problemas, mas o fato é que essa disputa tarifária, ela abre espaço não só de que teremos talvez uma guerra comercial, impactos econômicos, mas aumenta as incertezas, porque a gente não sabe quais são os próximos passos. Ninguém pode descartar, por exemplo, e essa tem sido muita a retórica norte-americana, de uma postura militar também.