Walter Porto: Memórias de Alexei Navalni, ícone da oposição a Putin, vão sair no Brasil pela Rocco

há 1 mês 5

A editora Rocco comprou os direitos para publicar "Patriota", livro de memórias do ativista russo Alexei Navalni, opositor de Vladimir Putin que morreu na prisão, em fevereiro, aos 47 anos.

Navalni começou a escrever a obra em 2020, após sofrer uma tentativa de envenenamento que, segundo sua viúva Yulia Navalnaya, criou no líder político uma urgência de registrar sua história para o mundo.

O que começou como uma autobiografia logo se transformou em um compilado de diários da prisão, quando o ativista foi encarcerado em 2021. A partir daí, as páginas passaram a ser contrabandeadas para fora da cadeia por meio de cadernos,uma estratégia impedida quando o acesso a Navalni foi dificultado pelas forças de segurança de Putin.

A última anotação do livro, que tem quase 500 páginas na versão em inglês lançada em outubro, é de setembro de 2022.

Os relatos cobrem vida pessoal e política do russo, que já foi objeto de um documentário vencedor do Oscar, e inclui trechos arrepiantes quando se lembra que o livro não foi planejado para ter publicação póstuma. A frase que abre o volume na versão em inglês é "morrer realmente não doeu", em referência à tentativa de assassinato de que foi alvo.

O lançamento é uma das apostas da Rocco para seu aniversário de meio século, que será comemorado em abril, mês em que "Patriota" deve chegar às livrarias brasileiras.

CARTA DO PAI Cristovão Tezza também parte de diários e correspondências na elaboração de seu próximo livro, "Visita ao Pai", sua estreia na Companhia das Letras após passar por editoras de porte como Todavia, onde publicou obras como "A Tirania do Amor", e Record, que editou seu "O Filho Eterno", premiado com o Jabuti.

CARTA DO PAI 2 O livro do catarinense de 72 anos mistura romance e narrativa de não ficção, partindo de textos escritos pelo pai desde sua entrada no Exército, em 1931, até sua morte precoce em 1959, aos 48 anos. O pai deixou seis cadernos de capa dura em que transcrevia sistematicamente suas cartas, bilhetes, documentos e relatórios de aula nos quartéis, compondo um retrato íntimo e do Brasil de sua época.

Tudo a Ler

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

ESCRITA EM MOVIMENTO E a Companhia das Letras já bateu o martelo também em relação ao próximo livro da paulista Noemi Jaffe, uma das pratas da casa. Será um romance autobiográfico chamado "Te Dou Minha Palavra" e sairá em junho do ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo