Volvo produzirá ônibus elétrico biarticulado no Brasil em 2025

há 6 horas 1

A Volvo dará um novo passo na eletromobilidade em 2025 com o início da produção do chassi elétrico BZRT em sua fábrica de Curitiba (PR). O modelo, que será fabricado nas versões articulada e biarticulada, tornará o Brasil uma base global para exportação desses ônibus 100% elétricos, voltados ao transporte urbano de alta capacidade.

A versão biarticulada do BZRT será o maior ônibus elétrico em operação comercial no mundo. Com 28 metros de comprimento, o modelo tem capacidade para transportar até 250 passageiros e foi desenvolvido para atender à crescente demanda por soluções de mobilidade sustentável em grandes centros urbanos.

BYD onibus eletrico articulado Curitiba (5)

A decisão de produzir o BZRT no Brasil reforça a importância do mercado nacional para a Volvo. Em 2024, a empresa entregou 1.429 ônibus na América Latina, com o Brasil liderando as vendas. Chile e Peru também se destacaram como principais destinos, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente. A distribuição entre mercado interno e exportação se manteve na média histórica, com 50% dos volumes destinados a outros países da região.

A produção local dos novos chassis elétricos permitirá que a Volvo amplie sua presença no segmento de transporte público eletrificado, consolidando a fábrica de Curitiba como uma plataforma estratégica para a mobilidade sustentável na América Latina.

A Volvo segue sua estratégia de eletrificação global com o lançamento da plataforma BZR, uma nova base modular para chassis 100% elétricos. Versátil, o BZR pode ser utilizado em aplicações urbanas, fretamento e rodoviárias de curta distância. Apresentado na LatBus 2024, o ônibus elétrico tem características similares aos chassis a diesel, incluindo freios, eixos e capacidade de transporte.

Leia o artigo completo