- O Volvo ES90 não será apenas uma versão sedã do SUV EX90.
- Ele virá com uma arquitetura de 800 volts de última geração, o que deve torná-lo um monstro em termos de autonomia e carregamento.
- A Volvo diz que ele carregará de 10 a 80% em 20 minutos e percorrerá mais de 400 milhas (643 km) com uma carga.
A Volvo revelou as primeiras imagens e detalhes de um de seus próximos lançamentos: o sedã ES90, que promete ser um carro elétrico de vanguarda com longo alcance e tempos de carregamento recordes, visando se tornar seu modelo topo de linha.
Inicialmente, eu estava inclinado a considerar o Volvo ES90 como uma simples versão sedã do EX90, algo interessante, mas não fundamentalmente novo. No entanto, estava enganado. O segundo teaser do ES90 acaba de divulgar novas especificações e indica que o sedã receberá uma grande atualização em relação ao EX90. O ES90 é equipado com uma nova e sofisticada arquitetura elétrica, o que o torna um verdadeiro destaque em termos de autonomia e velocidade de carregamento.
O ES90 terá uma autonomia de 700 km (435 milhas) com uma única carga, segundo o ciclo de teste WLTP. É importante ressaltar que esse ciclo tende a ser mais otimista do que o ciclo EPA utilizado nos EUA, onde o SUV EX90 percorre apenas 614 km na mesma condição. Para comparação, o EX90 com especificações americanas pode alcançar até 310 milhas (500 km) de autonomia de acordo com a EPA, o que evidencia uma grande discrepância entre os modelos.
No entanto, a autonomia não é a questão aqui.
A Volvo também anunciou que o ES90 usará uma arquitetura elétrica de 800 volts. Atualmente, a maioria dos EVs opera em torno de 400 volts. O Porsche Taycan, o Tesla Cybertruck, o Lucid Air e praticamente todos os EVs da Hyundai/Kia/Genesis (exceto o Kona e o Niro) usam sistemas de 800 volts ou mais e, se você sabe alguma coisa sobre esses carros, sabe por que isso é importante.
Uma arquitetura de 800 volts permite velocidades de carregamento mais altas sem a necessidade de amperagem absurda, o que exigiria fios muito mais grossos. Portanto, todos esses carros são monstros de carregamento, com alguns carregando de 10 a 80% em menos de 20 minutos.
O ES90 será semelhante. A Volvo diz que ele carregará até 350 kW, o que é alto até mesmo para um sistema de 800 volts. Os EVs da Hyundai, por exemplo, geralmente atingem o pico em torno de 225 kW. No entanto, a Volvo está citando um tempo de 10-80 um pouco mais lento do que o que vemos nos veículos da Hyundai, Kia e Genesis.

Foto de: Volvo
A empresa afirma que o ES90 vai de 10 a 80% em 20 minutos. Embora isso não seja novidade para um veículo de 800 volts, é muito mais rápido do que os veículos de luxo de 400 volts da Mercedes-Benz, BMW, Tesla, Cadillac e outros.
A mudança para um sistema de 800 volts também permitiu que a Volvo economizasse peso, pois os requisitos de corrente mais baixos para sistemas de 800 volts significam que é possível usar fiação mais fina e motores elétricos mais leves. Combinadas com as perdas de calor reduzidas de um sistema de 800 volts, essas vantagens também tornam os sistemas de 800 volts mais eficientes, em média.
Mas ainda não se sabe até onde a Volvo chegou. Não sabemos qual será o tamanho da bateria do ES90, nem como será seu desempenho no ciclo EPA. Ainda assim, é empolgante ver a Volvo avançar com a bola. A empresa precisa de uma vitória, já que os atrasos e um produto não tão bem acabado diminuíram parte do entusiasmo com o EX90, enquanto o mais acessível EX30 foi vítima da tarifa de 100% sobre os veículos elétricos fabricados na China.
Os clientes dos EUA podem não se importar muito com sedãs atualmente, mas o ES90 representa uma chance para a Volvo provar que é líder em tecnologia de veículos elétricos. Essa é uma indicação inicial de que a empresa pode conseguir isso. Mas para ter certeza, teremos que esperar pela revelação completa do ES90 em 3 de março. Fique ligado.