A Volkswagen e a Rivian vêm colaborando há algum tempo e estão gradualmente fortalecendo essa parceria. Agora, as empresas estão lançando oficialmente uma joint venture para desenvolver carros elétricos cada vez mais modernos e eficientes.
Oliver Blume, CEO da Volkswagen, afirmou que a parceria foi criada para permitir que o grupo alemão e a startup americana ofereçam as melhores soluções técnicas possíveis para seus veículos elétricos, com rapidez e menor custo.
Especificamente, a Volkswagen utilizará a expertise da Rivian em TI e eletrônica para criar carros elétricos definidos por software: veículos de última geração projetados para se destacar no mercado graças a sua avançada tecnologia.
Foto de: Fotos de: Scout Motors
O Scout Traveler: conceito com o qual a Volkswagen traz de volta à vida a histórica marca americana
A Volkswagen já havia anunciado em junho que investiria 5 bilhões na joint venture com a Rivian, agora foi anunciado que o tamanho total do negócio é de 5,8 bilhões de dólares, ou cerca de 5,5 bilhões de euros, que serão pagos até 2027. O nome da nova empresa também foi anunciado: Rivian e VW Group Technology, que terá participação igualitária de 50-50 dos fundadores.
Os novos modelos, que serão projetados em conjunto, abrangerão todos os segmentos de mercado relevantes, incluindo carros compactos e carros urbanos. A nova JV será liderada pelo engenheiro-chefe de software da Rivian, Wassym Bensaid, e por Carsten Helbing, do Grupo Volkswagen.
Rivian R1S e Rivian R1T
Centros na Europa e nos EUA
Inicialmente, as equipes de design trabalharão em um centro em Palo Alto, Califórnia. Em seguida, serão acrescentados mais três locais na América do Norte e na Europa. Ao combinar a experiência em software da Rivian e a enorme capacidade de produção da Volkswagen, a JV planeja reduzir os custos de desenvolvimento e acelerar a implantação de novas tecnologias, incluindo a condução autônoma avançada.
O CEO da Rivian, RJ Scaringe, disse que essa joint venture "marca um passo importante para ajudar na transição mundial para os veículos elétricos" e acrescentou que a empresa está "animada para ver a tecnologia da Rivian integrada aos veículos de outras marcas".