- Calor: ligar o ar-condicionado e fechar o ar externo;
- Frio: desligar o ar-condicionado e abrir o ar externo;
- Chuva: ligar o ar-condicionado e abrir o ar externo, direcionando-o para o para-brisa;
- Trânsito: fechar o ar que vem de fora.
Segundo Bernardello, é essencial ter uma quantidade de ar externo entrando no carro. "Em um ambiente fechado, os níveis de oxigênio diminuem, os níveis de dióxido de carbono aumentam, a umidade interna sobe, assim como a quantidade de particulados e outros poluentes", explica. No trânsito, recomenda fechar o ar externo apenas momentaneamente, quando há fumaça expelida por algum motor desregulado ou algo similar.
Um dos problemas comuns é o vidro embaçado, que ocorre quando a temperatura da face interna do vidro é baixa e a umidade do ar é alta. Para reduzir ou evitar o embaçamento, Bernardello sugere ligar o ar-condicionado e projetar o jato de ar no para-brisa. "O jato do ar-condicionado é muito seco e evita ou retira o condensado da superfície do vidro", comenta. Outra opção é abrir o ar externo para evitar que a umidade interna aumente.
Consultor técnico da Delphi Technologies, Leandro Marco também oferece conselhos valiosos. Segundo ele, o sistema de climatização realiza a troca de calor para manter o habitáculo refrigerado. Ele destaca a importância de usar a ventilação externa durante longos períodos no trânsito para renovar o ar e reduzir a emissão de gás carbônico.
No caso de chuva, Marco recomenda o uso do ar-condicionado para igualar a temperatura interna e externa do veículo, evitando o embaçamento dos vidros. "Devemos direcionar o fluxo de ar para o para-brisa e abrir a circulação de ar externa, realizando a troca de calor", sugere.
Em relação à economia de combustível, utilizar o ar-condicionado com moderação pode ajudar. Marco aconselha abrir as janelas do veículo e direcionar o ar para os pés nos primeiros instantes de utilização em dias quentes. Em trânsito urbano, fechar a entrada externa de ar e utilizar a recirculação interna pode ser eficaz. Nas rodovias, alternar entre recirculação interna e externa mantém o oxigênio no habitáculo saudável.