Veja como pagar ou receber Pix pelo QR Code

há 1 semana 5

O Pix QR Code é uma das modalidades de pagamento instantâneo, junto com o "Pix copia e cola" ou a chave Pix. Tanto o pagador quanto o recebedor podem escolher qual método utilizar em poucas etapas no aplicativo do banco.

O Banco Central padroniza as transações de QR Code pelo "BR Code", que permite que todos os bancos e instituições financeiras possam ler e interpretar o código, independentemente de quem o gerou.

Para fazer compras pelo Pix QR Code, o consumidor precisa estar em um estabelecimento que ofereça essa modalidade.

  1. Abra o aplicativo do seu banco ou carteira digital e acesse a conta que deseja usar para realizar o pagamento;
  2. Na tela inicial do app, selecione "Pix";
  3. Vá até a função "Pagar com QR Code" ou "Escanear", geralmente identificada com o ícone de uma câmera;
  4. Aponte e enquadre a câmera para o QR Code disponibilizado pelo recebedor (pode estar em papel, na tela do celular, computador ou máquina de cartão);
  5. Verifique se o nome ou a razão social do recebedor e o valor da compra estão corretos;
  6. Autorize a transação com sua senha, biometria ou autenticação do aplicativo.

Após a confirmação, o comprovante da transação será exibido na tela e também costuma ser enviado por email ou notificação.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

COMO RECEBER POR PIX QR CODE?

Também é possível receber dinheiro pela modalidade de Pix QR Code, sem precisar fornecer a própria chave ou um código copia e cola.

  1. Abra o aplicativo do seu banco ou carteira digital e acesse a conta na qual deseja receber o pagamento;
  2. Selecione a opção "Pix", normalmente na tela inicial ou na aba de transferências/pagamentos;
  3. Escolha a função "Receber com QR Code" ou "Gerar QR Code";
  4. Compartilhe o QR Code, seja na própria tela do celular, por impressão ou enviado por mensagem, email ou redes sociais.

Em muitos casos, é possível escolher entre gerar um QR Code estático ou dinâmico. O estático é único e reutilizável, indicado para recebimentos de valores variados, como em feiras ou doações.

Já o QR Code dinâmico tem um valor personalizado para cada transação, indicado para vendas com valor fixo. Também é possível adicionar uma descrição, como "Serviço de design" ou "Venda de livro".

Assim que o pagador escanear e confirmar o Pix, o dinheiro cairá na conta do recebedor na hora. Verifique no extrato ou na aba de notificações do app se o valor foi creditado.

PIX PARCELADO SERÁ LANÇADO EM SETEMBRO

Com o Pix, será possível parcelar compras tal como em cartões de crédito a partir de setembro deste ano, segundo anunciado por Gabriel Galípolo, presidente do BC (Banco Central do Brasil), na última quarta (2).

O vendedor receberá o valor total da compra de forma imediata.

Galípolo também anunciou que lançará o Pix Garantido, sistema que vai permitir o uso do Pix como garantia em empréstimos, ainda sem data prevista para o lançamento.

PIX POR APROXIMAÇÃO TERÁ MELHORIAS

Em fevereiro, começou a operar o Pix por aproximação, opção que permite a realização de pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, ler o QR Code da máquina ou solicitar a chave do destinatário.

O Banco Central diz que está investindo em melhorias na modalidade, mas não detalhou quais são. Usuários da Apple ainda não têm acesso ao recurso, pois a big tech não pediu autorização ao BC para se tornar uma iniciadora de pagamento

PIX AUTOMÁTICO SERÁ AMPLIADO EM JUNHO

Na última quinta (3), o Bradesco lançou o Pix Automático, serviço que possibilita o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de energia, telefone, escolas, academias e assinaturas.

A funcionalidade está disponível para empresas correntistas que já utilizam o Bradesco para receber pagamentos de seus clientes também correntistas do banco. De acordo com o cronograma do BC (Banco Central), as demais instituições financeiras deverão liberar o serviço a partir de 16 de junho.

Leia o artigo completo