Usina nuclear de Three Mile Island será reiniciada para fornecer energia à IA da Microsoft

há 3 meses 5

O acordo permitirá o renascimento da Unidade 1 da instalação de cinco décadas na Pensilvânia, que fora desativada em 2019 por motivos operacionais. A Unidade 2, fechada após um derretimento parcial em 1979 -- o mais famoso acidente nuclear comercial da história dos EUA- - não será reiniciada.

A Constellation, que planeja gastar cerca de 1,6 bilhão de dólares para renovar a usina, está aguardando licenças e espera que a unidade entre em operação até 2028.

A Reuters foi o primeiro veículo a publicar sobre o possível reinício, em julho.

Pelo acordo, a Microsoft comprará energia da usina reiniciada por um período de 20 anos. A unidade de Three Mile Island fornecerá 835 megawatts de energia para a gigante da tecnologia.

Espera-se que a reinicialização seja um desafio, mas com o aumento da demanda de energia, a fonte de eletricidade praticamente livre de carbono está recebendo um novo apoio das empresas de tecnologia.

Os principais executivos da área de tecnologia, incluindo o presidente-executivo da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, Sam Altman, e o cofundador da Microsoft Bill Gates têm defendido a energia nuclear como uma solução para as crescentes necessidades de energia dos data centers.

Leia o artigo completo