Decisão para lançamento tem relação com decisão na Justiça a favor da 99. A Uber cita uma decisão de ontem (21) que nega "liminar do município solicitando a suspensão do serviço". Além disso, é citado que o serviço de transporte de pessoas por moto está presente em diversas cidades pelo país.
Viagens de motocicleta são até 40% mais baratas comparadas com o carro. Para pedir um Uber Moto, basta solicitar pelo aplicativo. Nos testes da reportagem, ainda não apareceu a opção, apesar de a empresa citar que já está operante.
O processo é parecido com o de chamar um carro por aplicativo. A diferença é que o motociclista carrega um capacete para emprestar para o garupa (ou o garupa pode usar o próprio capacete, caso tenha).
Mototáxi x transporte por moto via app
Ainda que no fim sejam modalidades parecidas, são coisas distintas. Mototáxi é literalmente uma versão de táxi em moto e é regulado por lei municipal. Então, veículos podem ter placa vermelha, devem seguir uma série de itens de segurança e os condutores são submetidos a treinamentos e podem ter ponto fixo para apanhar passageiros.
O transporte de passageiros por moto via app é como o UberX ou 99pop só que para motos. A modalidade é regulamentada por lei federal, mas cada cidade decide se proíbe ou autoriza esse tipo de transporte. Condutores são autônomos e têm alguns requisitos para seguir (como ter carta e moto de até determinado ano), além de usarem capacete e estarem ligados a uma plataforma, como 99, Uber ou InDrive.