Toyota não desistirá dos carros esportivos tão cedo

há 4 horas 1

Quem diria que a Toyota seria a salvadora dos esportivos? Além do GR Yaris, do GR Corolla, do 86 e do Supra, a divisão Gazoo Racing tem dado dicas sobre o retorno de outros nomes icônicos. O diretor de tecnologia Hiroki Nakajima confirmou um novo Celica em novembro passado. Também é possível que tenhamos um MR2, já que o nome apareceu em um episódio da série de anime Toyota's Grip.

Agora, um executivo da filial australiana da empresa diz que os carros divertidos não vão deixar de existir. Falando com a publicação australiana Carsales, o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália prometeu que "os motores a combustão e as transmissões manuais continuarão existindo por muito, muito tempo". Sean Hanley acrescentou que, mesmo com a transição eletrificada, a maior marca de carros pelo quinto ano consecutivo sabe que os entusiastas ainda preferem os estalos e roncos que somente um motor a combustão pode proporcionar.

Toyota GR Corolla 2025

Foto de: Toyota

Toyota GR Corolla 2025

A Toyota quer fazer da Gazoo Racing um "oásis único para todos os entusiastas de carros e fãs de desempenho". Para apimentar as coisas, a GR está trabalhando na viabilidade de combustíveis sintéticos para prolongar a vida útil do motor de combustão. Os carros esportivos elétricos também são uma prioridade, conforme demonstrado pelo conceito FT-Se com motor duplo e tração integral.

Durante a entrevista, Hanley também mencionou o conceito Yaris M que vimos no mês passado no Salão do Automóvel de Tóquio: "Vou deixar que vocês especulem sobre o que isso pode significar, mas quem sabe o que o futuro nos reserva." O hot hatch trocou a unidade 1.6 de três cilindros usada pelo atual GR Yaris em favor de um 2,0 litros recém-desenvolvido e montado atrás dos assentos. Não se sabe se era um MR2 disfarçado, mas a Toyota confirmou que seu motor de quatro cilindros turboalimentado equipará carros esportivos.

Foto de: Toyota

O "G20E" pode ser montado transversal ou longitudinalmente, portanto, pode ser usado em uma ampla gama de modelos de desempenho. Em sua configuração mais potente, estima-se que ele produza mais de 400 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, com números ainda maiores em aplicações de carros de corrida.

Sobre o Supra, a Toyota já deixou claro que não tem intenção de aposentá-lo. O nome vai continuar firme, mesmo após o fim do atual carro da geração A90. Não está claro se a Toyota vai substituir a BMW por outro parceiro para o modelo de sexta geração, mas os rumores da revista Best Car falam sobre um possível acordo com a Mazda, que também traria de volta o RX. No entanto, até agora, nada de concreto.

Toyota GR Supra 2024

Toyota GR Supra 2025

Além disso, a Toyota está desenvolvendo um motor de grande deslocamento para o "LFR" (nome não confirmado), um supercarro que deve vir com um V8 biturbo de 4,0 litros. O LFR pode ter o emblema da Lexus e seu carro de corrida GT3 provavelmente será lançado como um Toyota. De todos os futuros modelos mencionados, o LFR pode ser o primeiro a ver a luz do dia, quem sabe ainda este ano.

Seja qual for o caso, a Gazoo Racing continuará se concentrando nos "sons, nos cheiros e na sensação de um motor de combustão", de acordo com Hanley.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Fonte: Carsales

Leia o artigo completo