Switch 2, 'GTA 6' e o que mais esperar dos games em 2025

há 17 horas 2

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

Combo

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.

O ano de 2024 não foi dos mais fortes na indústria de games. Em meio a uma sequência de demissões, estúdios fechados e projetos cancelados, alguns candidatos a jogo do ano decepcionaram e os principais sucessos acabaram sendo títulos independentes e de nicho.

Águas passadas, porque 2025 promete.

A começar pelo Switch 2 (nome provisório), que deve ser lançado pela Nintendo ainda no primeiro semestre. Mais para o fim do ano, "GTA 6", um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos, deve dominar as manchetes. E, nesse meio tempo, muitas novidades podem aparecer sobre a Ubisoft, empresa de games que passa por mudanças profundas.

Veja a seguir quatro assuntos que devem marcar o ano de 2025 nos games.

Switch 2 (finalmente) dá as caras

Após um ano de poucas notícias (mas repleto de vazamentos), a Nintendo deve lançar nos próximos meses o seu novo console. Até agora, a empresa revelou muito pouco sobre o aparelho. Nem o nome "Switch 2" é oficial --apesar de tudo indicar que será.

Sabemos que ele será compatível com jogos do Switch atual, utilizará as mesmas contas do aparelho anterior e que seu anúncio deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2025. Fora isso, temos apenas informações extra-oficiais e especulações.

Tudo leva a crer que o equipamento será esteticamente similar ao Switch e manterá a possibilidade de ser usado tanto em TVs como de forma portátil. A principal diferença seria interna, com uma capacidade de processamento gráfico superior.

Segundo o jornal econômico japonês Nikkei, a Nintendo tem como meta lançar o console até março, mas existe a possibilidade dessa data ser postergada.

A expectativa para a chegada do aparelho é grande e muitos analistas acreditam que o lançamento pode ajudar a catapultar o crescimento de toda a indústria no primeiro semestre. Isso se a produção da Nintendo atender à demanda dos consumidores pelo novo console.

Videogames portáteis viram novo campo de batalha

O lançamento do Switch 2 é só o pontapé inicial do que promete ser uma nova tendência no mercado de consoles. Sony e Microsoft parecem não quererem deixar a Nintendo sozinha no mercado de portáteis e deram indicações sobre lançamentos de produtos nessa linha.

Paralelamente, o sucesso do Steam Deck fez com que uma série de empresas apostasse no nicho dos computadores gamers portáteis. Asus, Lenovo, Logitech e até a brasileira TecToy são algumas das empresas com produtos nessa área.

Algumas novidades podem aparecer a partir desta terça (7) na CES (feira de eletrônicos em Las Vegas), onde a Lenovo promoverá um evento sobre o futuro dos videogames portáteis ao lado de representantes da Xbox e da Valve (fabricante do Steam Deck).

Ainda que não tenhamos mais nenhum outro aparelho lançado em 2025, muitas novidades sobre o assunto devem aparecer.

GTA 6

Outra novidade que promete impulsionar a indústria de games é "GTA 6". O game ainda não tem data de lançamento, mas é esperado que ele chegue ao mercado no segundo semestre.

A enorme expectativa que se formou sobre o jogo é resultado do estrondoso sucesso de "GTA 5". Com mais de 200 milhões de cópias vendidas, ele é o segundo game mais vendido da história (perde para Minecraft, 300 milhões) e se transformou em um fenômeno cultural que extrapolou os videogames.

Parte do sucesso pode ser atribuída à sua versão multiplayer "GTA Online", que impulsionou o crescimento do game para bem além do seu lançamento, em 2013.

Por isso, analistas veem o novo jogo como uma chance de estabelecer novos padrões na indústria, tanto em critérios tecnológicos quanto de preço e estratégia de negócios. Mas será mesmo?

Enormes expectativas facilmente podem resultar em enormes decepções. Problemas tecnológicos, recepção negativa do público por algum aspecto da história, política de preços equivocada… São muitos os percalços que podem fazer um bom jogo ter um lançamento desastroso --ainda que o histórico da Rockstar não indique que isso ocorrerá.

Também fica a dúvida sobre como acontecerá a migração dos jogadores de "GTA Online" para o novo título. Respostas que chegarão em 2025.

O futuro da Ubisoft

Capitaneada por "Assassin’s Creed Shadows", "Star Wars Outlaws" e "XDefiant", a lista de lançamentos da Ubisoft para 2024 impressionava, principalmente em um ano com pouca concorrência. Mas nada deu certo. "Star Wars" teve uma recepção apenas mediana, o FPS gratuito "XDefiant" não emplacou e já será retirado do ar e "Shadows" foi adiado para 2025.

Como resultado, a Ubisoft viu suas ações despencarem (ainda mais). Ao mesmo tempo, acionistas pressionam o CEO e cofundador da empresa, Yves Guillemot, a dar novos rumos para a gigante francesa dos games.

A gigante chinesa Tencent, que detém 10% das ações da Ubisoft, é especulada como possível compradora. Por outro lado, a família Guillemot luta para manter o controle da empresa e parece mais propensa a fechar o capital da companhia.

O sucesso ou fracasso de "Assassin’s Creed Shadows", com lançamento marcado para fevereiro, pode funcionar como um catalisador para as decisões sobre o futuro da empresa, que dificilmente sairá de 2025 da mesma forma que entrou.

Bônus: Assuntos de 2024

No começo do ano passado, apontei na newsletter assuntos que iriam se destacar no último ano. Vamos relembrar e ver o que aconteceu:

O Switch 2 vem aí? Não veio, mas agora vem.

As demissões vão acabar? Não acabaram, mas o ritmo de más notícias vem diminuindo. A Embracer terminou sua reestruturação, o movimento de fechamento da China para o mercado de games não se concretizou e as expectativas de especialistas para o ano que começa estão mais otimistas.

E a Netflix, heim? O serviço continua lançando ótimos jogos, mas o sinal amarelo está ligado. A saída de Mike Verdu do cargo de vice-presidente de games da empresa e o fechamento de um estúdio para jogos de primeira linha na Califórnia indicam que as coisas estão mudando por lá. A ver se para melhor.

Uma nova era para a Microsoft? Ela começou. O lançamento de "Call of Duty: Black Ops 6" no Xbox Game Pass foi considerado um sucesso pela empresa, que ainda guarda um impressionante catálogo de lançamentos para os próximos meses. E isso parece ser só o começo.

Gamescom Latam vai pegar? Pegou. O evento foi um sucesso, e os temores de que a internacionalização rebaixasse desenvolvedores nacionais a um segundo plano não se concretizaram. Quem acabou sofrendo um pouco foi a BGS.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

TankHead

(PC)

Neste jogo de ação com elementos roguelike, o jogador controla um drone e precisa juntar peças de sucata para construir um tanque e combater uma organização formada por robôs mecha assustadores. A cada inimigo derrotado, o drone pode se desacoplar do tanque e pilhar peças das carcaças metálicas para melhorar o veículo. Esse divertido título indie impressiona pelos gráficos detalhados e pela jogabilidade viciante. Além disso, ao longo de cada sessão, o jogo apresenta uma série de dilemas de risco e recompensa que mantêm o jogador apreensivo.

O repórter recebeu uma cópia do jogo para teste.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • Após os anúncios de uma sequência de "Okami" e um novo jogo da franquia "Onimusha", no último The Game Awards, a Capcom afirmou em seu site para investidores que pretende reativar outras franquias que não tiveram títulos lançados recentemente. Porém, o documento não cita nenhum jogo específico.
  • A Sony anunciou que gastará US$ 318 milhões na aquisição de ações da Kadokawa. Com o negócio, a dona do PlayStation deterá 10% da empresa e se tornará a maior acionista do conglomerado que controla o estúdio FromSoftware, de "Elden Ring" e da franquia "Dark Souls".
  • Diretores da Tencent deixaram o conselho da Epic Games após reclamação do Departamento de Justiça dos EUA. Segundo o órgão governamental, a presença dos diretores desrespeita uma lei antitruste americana que proíbe que empresas concorrentes tenham as mesmas pessoas em seus conselhos.
  • O presidente da Sega nos EUA e Europa, Shuji Utsumi, deu indicações de que a empresa considera a possibilidade de lançar um serviço de games por assinatura em entrevista à BBC. Apesar de chamar a possibilidade de "muito interessante", o executivo afirmou que não revelaria detalhes no momento.
  • O The Game Awards de 2024 alcançou a marca de 154 milhões de livestreams, batendo o recorde de audiência do evento. O número de visualizações teve um crescimento de 31% em relação a 2023, quando foi estabelecido o recorde anterior (118 milhões).
  • A série de animação "Secret Level", com episódios baseados em jogos de videogame, foi renovada pela Amazon Prime para uma segunda temporada, afirmou a Variety. Segundo a publicação, o programa bateu o recorde de exibições na plataforma de séries de animação em seu lançamento, em 10 de dezembro.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

10.jan

"Freedom Wars Remastered" (PC, PS 4/5, Switch)

14.jan

"Threefold Recital" (PC)

Leia o artigo completo