Atrás do X Plaid, aparece o Lotus Eletre R, com 2,9 segundos para atingir 100 km/h, partindo da imobilidade. O terceiro colocado é o R1 S, da Rivian, badalada marca americana de carros elétricos que vem fazendo muito sucesso em seu mercado de origem. O tempo desse produto é de 3 segundos.
Verdade ou ilusão?
Porém, quando olhamos para a velocidade final, o Eletre R atinge 264 km/h. O R1 S chega à máxima de 200 km/h. No caso dos modelos a combustão, há inúmeros que passam dos 300 km/h facilmente.
Carros elétricos têm, quase sempre, velocidade final menor. Entre as razões, a principal é limitação eletrônica que a própria montadora define, por segurança e também para prolongar a autonomia - que tende a despencar em velocidades altas e constantes.
Por outro lado, com exceção de países como Alemanha, que tem rodovias com trecho sem limite de velocidade, o 0 a 100 km/h faz mais sentido na prática. Esse parâmetro está relacionado à capacidade de acelerar e retomar, por exemplo, que são bem mais importantes tanto no dia a dia quanto em uma viagem de carro.
Clube dos 3,3 segundos
No grupo dos SUVs a combustão, quatro modelos fazem 0 a 100 km/h exatamente no mesmo tempo: 3,3 segundos. Há até algumas polêmicas sobre isso. Desses modelos, há um ou outro que aparece, em listas variadas, com 3,2 s, ou 3,1 s.