Em romeno, "zbura" significa voar. A palavra estrangeira dá nome ao espetáculo de patinação artística sobre rodas, que estreou em Porto Alegre em 2019 e chega à capital paulista pela primeira vez para duas apresentações no próximo mês. Os shows acontecem nos dias 26 e 27 de novembro no teatro Gazeta e já têm ingressos à venda no Sympla. A direção é do gaúcho Marcel Stürmer, 39, tetracampeão pan-americano da modalidade.
A paixão pelo esporte começou com o incentivo dos pais, que foram atletas amadores e levaram Stürmer a um show de patinação na escola em que estudava. "Quando a apresentação começou, meu mundo parou. Fiquei na dúvida se era esporte ou arte, mas falei ‘meu Deus, quero fazer isso’", disse o patinador à Folha.
O atleta começou a treinar com seis anos e fez sua estreia na seleção brasileira aos dez. Ao longo da carreira, subiu ao pódio de campeonatos gaúchos e nacionais, além de colecionar medalhas em mundiais. A aposentadoria das competições veio após o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
"Quando comecei a vencer campeonatos e disputar os mundiais, havia um circuito de shows na Europa e passei a ser convidado para me apresentar lá. Durante todos esses anos, ficava pensando em como seria legal ter shows desse porte no Brasil e convidar nomes de destaque internacional na patinação", conta.
O espetáculo "Zbura" saiu do papel após a vitória de Stürmer no reality show Exathlon, que foi exibido na Band. Com o valor do prêmio, decidiu investir na produção dos shows e nos gastos para trazer a elite do esporte ao país, já que não conseguia arrecadar fundos suficientes com patrocinadores até então.
A companhia já fez três shows com roteiros assinados pelo atleta gaúcho: "Campeões do Mundo Patinam o Natal", em 2019, "Vagalumes", 2021, e "A Chave", em 2022.
O mais novo o espetáculo é "O Globo Mágico". Parte da história da menina Maia, que recebe um presente em seu aniversário de dez anos. O objeto promete mudar a sua vida, mas exige que a menina enfrente as consequências que o acompanham.
Com narração da atriz Luana Piovani, o show é voltado para crianças, mas também conversa com os adultos, afirma Stürmer.
"A narrativa fala sobre uma mudança de fase na vida da criança, quando ela está saindo da infância e tem um novo entendimento de vida, mas mudanças se repetem em várias fases da vida.
Um dos desafios do elenco foi adaptar os saltos e rodopios as dos rinques aos palcos de teatro.
"Em um espaço mais limitado, a estrutura também exige um piso apropriado e boa iluminação para que os artistas não caiam, já que temos uma área maior para patinar com mais velocidade em ginásios", explica Stürmer.
O elenco convidado conta com a portuguesa Madalena Costa, bicampeã mundial, e o italiano Alessandro Liberatore, também campeão do mundo. Ainda fazem parte as brasileiras Talitha Haas e Valentina Cesconetto. Outros atletas participaram de uma audição, divulgada nas redes sociais, para selecionar o elenco, que terá 23 patinadores.
A temporada de shows começa em Porto Alegre no dia 19 de novembro, no teatro Unisinos, com uma apresentação gratuita para crianças em projetos sociais.
Em 21 de novembro, o espetáculo será aberto ao público geral na cidade. Na sequência, "Zbura" desembarca em São Paulo, no teatro Gazeta, nos dias 26 e 27 de novembro.