Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.
Combo
A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.
Realizada na última semana, a BGS (Brasil Game Show) estava mais vazia do que de costume —talvez resultado da concorrência com a Gamescom Latam, que estreou neste ano.
As ausências de Xbox e Sony, por exemplo, foram sentidas. Mas Sega, Nintendo, Ubisoft e uma porção de outras marcas estavam presentes, mostrando alguns de seus principais lançamentos.
Ao menos o espaço extra serviu para dar mais visibilidade para os desenvolvedores indies brasileiros, que não ficaram mais restritos a uma obscura viela no meio do Expo Center Norte. E eles não fizeram feio.
Veja jogos inéditos que se destacaram no evento:
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
A série de jogos "Yakuza", rebatizada como "Like a Dragon", é conhecida por não ter medo de soar exagerada. Com histórias e animações extrapolantes, os títulos abraçam o ridículo de uma forma pouco usual na indústria de games —e fazem sucesso com isso. Nesse sentido, "Pirate Yakuza in Hawaii" se candidata a atingir o ápice da série da Sega.
Para se ter uma ideia, o jogo é ambientado em uma versão atual do Havaí, mas conta com uma história que mistura piratas, a máfia japonesa e uma criança com um tigre de estimação. Quanto à jogabilidade, o título se mantém fiel à série, com muita porradaria e atividades extras para todos os gostos.
"Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii" tem previsão de lançamento para 28 de fevereiro de 2025 no PC, PlayStation 4 e 5 e Xbox One e Series X/S.
Super Mario Party Jamboree
Novo título da série de jogos de tabuleiro virtuais da Nintendo, "Super Mario Party Jamboree" promete ser o maior da franquia. Com 22 personagens e 110 minigames —alguns reeditados de games anteriores—, o título vem batendo recordes antes mesmo de ser lançado.
Na cerca de meia hora em que pude testar o jogo não foi possível experimentar tudo isso, mas deu para ver que o game mantém a tradição da série com minigames fofíssimos, capazes de aprofundar —ou destruir— amizades.
O jogo tem lançamento previsto para a próxima quinta-feira (17), no Nintendo Switch.
Two Point Museum
Como um antigo fã de "Theme Hospital", eu sou suspeito para falar de jogos da série "Two Point". Desenvolvido pela mesma equipe, "Two Point Museum" agrega novos elementos à receita de sucesso da bem-humorada série de estratégia e construção, que dão um frescor ao gênero.
Além de construir o museu perfeito enquanto lida com todo tipo de visitante, o jogador ainda precisa participar de expedições por ambientes inóspitos em busca de novos artigos para suas exposições. Parece uma novidade simples, mas a nova dinâmica para destravar melhorias é capaz de mexer profundamente no funcionamento do museu, obrigando o jogador a se adaptar a acontecimentos inesperados rapidamente.
O jogo tem lançamento previsto para 4 de março de 2025 no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Mombo Combo Legacy
Quando joguei pela primeira vez "Super Mombo Quest", no BIG Festival de 2022, fiquei impressionado com o trabalho do estúdio niteroiense Orube. Na BGS, não consegui esconder o sorriso do rosto ao rever o gracioso mascote Mombo, agora em uma nova aventura, com gráficos mais caprichados e a mesma jogabilidade frenética do título original.
A sequência mantém a mecânica de combos, que incentiva o jogador a tentar derrotar os inimigos o mais rápido possível, mas as fases pareciam menos desafiadoras —pelo menos aquelas disponíveis no teste. Mesmo assim, a velocidade e os controles precisos continuam presentes, criando uma experiência divertida e viciante.
O jogo tem lançamento previsto para este ano no PC e em dispositivos móveis.
Mechanines
Tudo bem, não se trata de um jogo inédito, já que ele foi lançado no início do mês. Mas esse "tower defense" com elementos "rogue-lite" merece estar na lista por apresentar um nível de complexidade e acabamento pouco comuns para um título desenvolvido por dois estudantes.
Em "Mechanines", a humanidade foi derrotada por uma IA maligna. Nesse cenário, uma gangue de cachorrinhos se une para combater os robôs e ajudar os humanos. Com uma pixel art esplêndida, o jogo conta com cenários desenvolvidos proceduralmente e uma série de upgrades para serem destravados ao longo das sessões, criando uma experiência duradoura e muito divertida.
O game está disponível para PC na Steam.
Play
dica de game, novo ou antigo, para você testar
Balatro
(Android, iOS, PC, Switch, PS 4/5 e Xbox One/X/S)
Esse viciante roguelike inspirado no pôquer já frequentou a newsletter em outros tempos. Mesmo assim, volto a citá-lo na seção devido ao lançamento da versão mobile em setembro passado. Com ares de edição definitiva, o jogo agora se tornou ainda mais atrativo e fácil de jogar com controles touch e localização para o português brasileiro. Está disponível no serviço de assinatura Apple Arcade e nas lojas de aplicativos do Google e da Apple. E fique tranquilo, apesar de se inspirar nas regras do pôquer, trata-se de um título para um jogador sem apostas.
O repórter recebeu uma cópia do jogo para teste.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- A Hindenburg Research, empresa que aposta na queda de ações de outras empresas, divulgou um relatório no último dia 8 em que acusa a Roblox de inflar seus números de usuários e não tomar ações contra pedófilos. As acusações foram negadas pela plataforma, que chamou o documento de "enganador". Após uma queda inicial de 9%, as ações da empresa se recuperaram e já operavam em alta na última sexta (11).
- Os primeiros sinais da greve dos atores que trabalham em games começaram a aparecer para o público. Devido à paralisação iniciada em julho, dois personagens centrais da nova atualização do jogo chinês "Genshin Impact" não contam com dublagem em inglês.
- O Google terá de abrir a Play Store para para outras lojas virtuais de aplicativos. A decisão foi tomada pelo juiz James Donato em um processo movido pela Epic contra a gigante de tecnologia. A empresa entrou com recurso para tentar reverter a decisão.
- Logo após a decisão, a presidente da divisão de Xbox da Microsoft, Sarah Bond, afirmou no X que a empresa planeja começar a vender jogos no aplicativo da Xbox para dispositivos Android até o fim do ano.
- A Fifa anunciou que passará a utilizar o jogo eFootball, da Konami, em seus campeonatos virtuais de futebol. Foram confirmados dois torneios mundiais a serem realizados até o fim do ano, um para a versão mobile do jogo e um para consoles. O acordo acontece após o fim de uma parceria de 29 anos entre a Fifa e a Eletronic Arts, desenvolvedora da série "EA Sports FC", antigo "Fifa".
- O documentário "Grand Theft Hamlet", filmado inteiramente dentro do jogo "Grand Theft Auto Online" durante a pandemia de Covid-19, irá estrear nos cinemas. Segundo a revista The Hollywood Reporter, os direitos de distribuição do filme foram adquiridos pela Mubi, que pretende lançar o longa em streaming e nas salas de cinema americanas.
- A Nintendo lançou um novo hardware, mas ainda não é o sucessor do Switch. O produto é um despertador do personagem Mario, chamado de Alarmo. Além de mostrar as horas e disparar alarme, o aparelho é capaz de medir a qualidade do seu sono pelo movimento —se você estiver dormindo sozinho.
- A Microsoft anunciou uma série de mudanças no estúdio 343 Industries, atual responsável pela série "Halo". Agora chamada de Halo Studios, a companhia passará a desenvolver seus jogos em Unreal Engine 5 ao invés de usar seu próprio motor gráfico e trabalhará em diversos títulos paralelamente.
- Mais de 14 anos depois de seu lançamento original para PlayStation 3 e Xbox 360, o game "Red Dead Redemption" finalmente chegará aos PCs no dia 29 de outubro. A nova versão do game, espécie de "GTA" no Velho Oeste, incluirá a expansão "Undead Nightmare" e virá com melhorias gráficas e suporte a novas tecnologias, como monitores ultrawide e HDR.
- Durante as comemorações de dez anos do lançamento de "Alien Isolation", a Sega anunciou que uma sequência do jogo de terror está em início de desenvolvimento pela Creative Assembly, mesmo estúdio do jogo original.
- A Sony irá tirar o jogo "LittleBigPlanet 3", exclusivo do PlayStation 4, de suas lojas virtuais no fim de outubro. Os servidores do game já haviam sido desligados, impedindo o acesso a fases criadas por usuários, mas o título continuará acessível para quem já o adquiriu.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
15.out
"Drova - Forsaken Kin" (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
"Just Dance 2025 Edition" (PS 5, Xbox X/S, Switch)
"Neva" (PC, PS 5, Xbox X/S, Switch)
"New World: Aeternum" (PC, PS 5, Xbox X/S)
16.out
"Technotopia" (PC)
"Crow Country" (PS 4, Switch)
17.out
"Age of Empires Mobile" (Android, iOS)
"A Quiet Place: The Road Ahead" (PC, PS 5, Xbox X/S)
"Arizona Sunshine Remake" (PC)
"Super Mario Party Jamboree" (Switch)
18.out
"Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants Unleashed" (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
"Unknown 9: Awakening" (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)
21.out
"Altarium" (PC)
"Railroad Corporation 2" (PC)
"Speedollama" (PC)
"Worshippers of Cthulu" (PC)
22.out
"Amanda the Adventurer 2" (PC)
"Awaken: Astral Blade" (PC, PS 5)
"Batman: Arkham Shadow" (Meta Quest 3)
"Claws & Chaos" (PC)
"Fae Farm" (PS 4/5, Xbox X/S)
"Fantasy Friends: Dream Worlds" (PC, PS 4/5, Switch)
"Fear the Spotlight" (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
"Forest Hills: The Last Year" (PC)
"Kong: Survivor Instinct" (PC, PS5, Xbox Series X|S, PC)
"No More Room in Hell 2" (PC)
"The Art Collector" (PC)