Aracaju
O SBT decidiu acabar com o jornal SBT News na TV, exibido desde 2022 nas madrugadas da emissora. A última edição foi ao ar nesta quinta (14). A atração será substituída por séries e filmes internacionais comprados pela emissora, que já exibiu enlatados no horário entre 2010 e 2018.
Apenas um editor foi dispensado da equipe, segundo apurou a coluna. O SBT News na TV terá grande parte da equipe remanejada para outros telejornais da emissora. Marcelo Casagrande, apresentador do noticiário, por exemplo, seguirá. Ele se despediu no ar dos telespectadores.
Demissões também aconteceram em praças pelo Brasil. Em Porto Alegre, o apresentador Glauco Pasa, ex-Globo, foi dispensado após 4 anos.
"Valeu demais por você nos acompanhar nessa jornada da madrugada todo esse tempo", afirmou o âncora, visivelmente emocionado.
Na semana que vem, o SBT começará uma reestruturação em todos os setores. Demissões estão previstas no jornalismo, entretenimento e no esporte. A ordem é tentar diminuir 20% dos gastos com folha salarial. Programas também serão encerrados para 2025.
O motivo das demissões são os baixos resultados da programação lançada neste ano. Comercialmente, apenas Chega Mais e Sabadou com Virgínia Fonseca conseguiu bater metas estabelecidas. Na audiência, apenas a influenciadora alcançou a vice-liderança. Atrações como É Tudo Nosso, Lucas Toon, Circo do Tiru e Tá na Hora não conseguiram ser competitivos e vencer a Record, além de não trazerem anunciantes.
Procurado pelo F5, o SBT diz que está passando por uma revisão de modelo operacional e que foca no desenvolvimento sustentável da emissora.
"O objetivo é ter processos mais ágeis e competitivos, enaltecendo o ecossistema de toda a empresa e os conectando às diretrizes e oportunidades de negócios lideradas pelo Grupo Silvio Santos. Neste sentido e diante de um cenário desafiador para todas empresas de mídia globalmente, diferentes medidas estão sendo tomadas. O SBT expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora."