Samsung perde liderança em smartphones em meio a crise

há 5 meses 3

A Samsung Electronics luta para manter sua posição como maior fabricante de smartphones do mundo, agravando uma crise crescente na maior empresa da Coreia do Sul.

A gigante da tecnologia foi a única entre as cinco principais fabricantes globais de smartphones a registrar queda nas remessas no terceiro trimestre deste ano, perdendo participação de mercado para a rival americana Apple e concorrentes chineses que oferecem novos dispositivos dobráveis.

A participação global da Samsung no terceiro trimestre caiu de 21% para 18% na comparação anual, segundo a IDC, com sua vantagem sobre a Apple reduzida para 0,6%. Analistas estimam que o lucro operacional da divisão de smartphones caiu até 30% no mesmo período.

"O negócio de smartphones da Samsung está em declínio", afirma Park Kang-ho, analista da Daishin Securities. "A empresa esperava que os telefones dobráveis lhe dessem vantagem sobre a Apple, mas a reação dos consumidores foi tímida. Agora, empresas chinesas estão lançando dobráveis para roubar participação de mercado da Samsung."

O reinado de 12 anos da Samsung como maior fabricante mundial de smartphones em vendas foi interrompido no ano passado quando a Apple assumiu brevemente a liderança, antes que o grupo coreano recuperasse a posição no primeiro trimestre.

No entanto, o grupo de pesquisa TechInsights prevê que os novos recursos de inteligência artificial generativa da Apple ajudarão a empresa americana a ultrapassar a Samsung no próximo ano.

"As marcas chinesas se tornaram muito mais competitivas não apenas em preços, mas também em funções", disse um funcionário da divisão de smartphones da Samsung. "Estamos preocupados com os movimentos de nossos rivais e monitorando o desempenho dos novos iPhones."

As dificuldades com smartphones da empresa asiática surgem em um momento crítico. A Samsung foi atingida por uma série de fracassos em sua divisão de semicondutores, responsável por 60% do lucro operacional.

O chefe da unidade de chips fez um pedido raro de desculpas este mês após ficar ainda mais atrás da rival menor SK Hynix no desenvolvimento de chips de memória de ponta para hardware relacionado à IA.

No mercado de smartphones, a Samsung foi pioneira em dispositivos dobráveis, mas perdeu a liderança no início deste ano para a rival chinesa Huawei, que tinha 27,5% de participação no mercado de dobráveis no segundo trimestre, em comparação com 16,4% da Samsung, segundo a IDC.

Embora os dobráveis representem apenas 1,2% do mercado global de smartphones, constituem o segmento de maior crescimento em um setor relativamente estagnado.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A Samsung tenta reagir com uma edição especial mais fina e leve do Galaxy Z Fold 6, mas seu lançamento doméstico na sexta-feira foi muito criticado, pois o novo modelo não apareceu nas lojas. A Samsung disse que não conseguiu preparar volume inicial suficiente.

A empresa acrescentou que sua série flagship Galaxy S24 com recursos de IA, lançada em janeiro, foi "bem recebida", superando suas expectativas, e que o Galaxy AI estará acessível em cerca de 200 milhões de dispositivos Galaxy este ano.

O teste principal, segundo analistas, será o desempenho do seu flagship Galaxy S25, previsto para janeiro, que terá que enfrentar iPhones e dispositivos Android com recursos de IA.

"Eles realmente precisam mostrar serviços de IA diferenciados que possam impressionar as pessoas para continuar desfrutando da vantagem de ser pioneiro", afirma Jene Park, analista da Counterpoint Research.

Leia o artigo completo