Retorno de astronautas 'presos' na Estação Espacial é adiado para fim de março

há 1 semana 3

O retorno dos astronautas da Nasa Suni Williams e Butch Wilmore à Terra será adiado até pelo menos o final de março, informou a agência espacial americana, transformando o que deveria ter sido uma estadia de oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS) em mais de nove meses.

A dupla viajou para a ISS em junho para a missão de teste de cerca de oito dias, mas seu retorno foi estendido por oito meses até fevereiro, depois que a cápsula Boeing Starliner em que chegaram foi considerada inadequada para trazê-los de volta à Terra.

A Nasa informou que Williams e Wilmore, juntamente com o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, retornariam à Terra após a missão Crew-10, agora prevista para decolar no final de março, chegar à estação espacial.

A agência não especificou uma data para o retorno dos astronautas. Hague e Gorbunov embarcaram na ISS em setembro, mais de três meses após Williams e Wilmore.

"Conhecido como período de transição, permite que a Crew-9 compartilhe quaisquer lições aprendidas com a nova tripulação que chega e apoie uma melhor transição para a ciência e manutenção contínuas no complexo", acrescentou a agência no comunicado de terça-feira (17).

A missão Crew-10 estava originalmente programada para ser lançada em fevereiro. A Nasa disse que o atraso foi para dar tempo às equipes de concluir o processamento de uma nova espaçonave Dragon para a missão.

Leia o artigo completo