Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção

há 2 semanas 2

Depois de aproximadamente cinco anos de mercado na mesma linhagem, o Renault Clio vendido na Europa logo mais ganhará uma nova geração para chamar de sua. A marca chegou a pensar em descontinuar o modelo atual para substituí-lo por um equivalente elétrico, mas acabou mudando de planos e trabalha agora no projeto da sexta geração. O lançamento está programado par ao final de 2025, já como linha 2026.

Do ponto de vista do design, o próximo Clio evoluirá para acompanhar os lançamentos mais recentes da Renault. A inspiração virá em grande parte dos elétricos, especialmente o Mégane E-Tech e o conceito Emblème. Ao que tudo indica, a nova geração será ligeiramente mais longa e baixa, com efeito positivos principalmente na aerodinâmica. Atualmente, o Clio mede 4.053 mm, 1.798 mm de largura, 1.440 mm de altura e 2.583 mm de entre-eixos.

Para dar ideia geral de como será o Clio 2026, o site espanhol Motor.es elaborou uma projeção (modelo azul que abre a matéria) e adianta o compacto com linhas arrojadas e dinâmicas. A dianteira exibe faróis mais estreitos, grade pequena em formato hexagonal e o novo logotipo da Renault em destaque no centro. Além disso, há para-choque com entradas de desenho mais agressivo e elementos que remetem ao Emblème.

Internamente, fotos espiãs já adiantaram que a Renault apostará em um painel amplo e composto por telas horizontais para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. Se confirmado, será uma mudança considerável em relação ao esquema atual com tela posicionada na vertical. Além disso, a alavanca de câmbio será posicionada ao lado da coluna de direção e não mais no console central. 

Renault Clio E-Tech Full Hybrid 2023

Renault Clio atual

Mecanicamente, o Clio 2026 terá motores gasolina TCe com sistemas híbridos associados e potências de 115, 120 ou 140 cv. Além disso, haverá um híbrido pleno com conjunto 1.8 TCe de 160 cv emprestado do Dacia Bigster. Propulsores a diesel não serão oferecidos na nova geração.

A decisão de lançar uma sexta linhagem para o Clio foi bem analisada dentro da Renault e motivada principalmente pelos números comerciais. De janeiro até outubro deste ano, o modelo vendeu na Europa 178.902 unidades, o que representa crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Um equivalente elétrico certamente não alcançaria o mesmo desempenho em vendas, especialmente no momento atual de desaceleração dos EVs.

A mesma decisão foi tomada recentemente pela Volkswagen em relação ao Polo. Rival direto do Clio, o modelo receberá atualizações em 2026 para seguir vivo até 2030 sem ser substituído por equivalente elétrico.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Leia o artigo completo