Relatório recomenda que Reino Unido investigue duopólio entre Apple e Google sob novos poderes

há 4 meses 7

O grupo afirmou que muitos desenvolvedores de aplicativos britânicos menores queriam usar aplicativos web progressivos -- uma forma alternativa de fornecer aplicativos aos usuários sem a necessidade de baixá-los por meio de uma loja de aplicativos -- mas essa tecnologia não conseguiu decolar totalmente nos dispositivos da Apple.

Um acordo para compartilhamento de receitas entre o Google e a Apple também reduziu os incentivos para competir no setor de navegadores móveis nos dispositivos Apple, concluiu o relatório.

A unidade da CMA sobre mercados digitais, criada há mais de três anos, ganhou novos poderes para lidar com o domínio das grandes empresas de tecnologia a partir de intervenções no mercado. O novo regime deverá entrar em vigor em janeiro.

A Apple afirmou que discorda das conclusões do grupo da CMA sobre seu navegador Safari e sobre a navegação no aplicativo em seu sistema operacional iOS.

"Estamos preocupados que as intervenções discutidas no relatório para consideração futura sob a Lei de Mercados Digitais, Concorrência e Consumidores possam prejudicar a privacidade e a segurança dos usuários e dificultar nossa capacidade de desenvolver tecnologias que diferenciem a Apple", disse a empresa em um comunicado.

A CMA abriu uma investigação sobre o mercado após descobrir, em 2021, que a Apple e o Google tinham um duopólio efetivo nos ecossistemas móveis, incluindo sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores web em dispositivos móveis.

Leia o artigo completo