Recuperação ?paralela? de conta no Instagram vira negócio e sai a R$ 6 mil

há 1 semana 2

Para esse tipo de atividade, o mercado está aquecido. E os valores iniciais para a contratação do serviço começam em R$ 6 mil, conta o advogado Tonyson Santos. No novo episódio de Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas, Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz conversaram com o empresário, que se especializou nesse tipo de trabalho.

Segundo o advogado, a demanda para esse tipo de serviço aumentou pela constante derrubada de contas, devido à falta de seguranças nas redes sociais provocada por criminosos e golpistas e às mudanças nos termos de uso.

Caso não estejam atentos às novas regras, usuários comuns e influenciadores podem infringir as novas normas. Fora isso, banimentos estão associados ao compartilhamento de conteúdo impróprio, denúncias de outros usuários, discurso de ódio ou apologia às drogas, ideologia política ou promoção de rifas e jogos.

O advogado Tonyson Henrique Santos virou especialista em recuperar contas banidas e suspensas
O advogado Tonyson Henrique Santos virou especialista em recuperar contas banidas e suspensas Imagem: Divulgação

Instagram e TikTok não cobram pela recuperação de contas. O argumento dos recuperadores de contas para vender seus serviços é o tempo. Algumas reativações podem levar até 60 dias, dizem os profissionais. Isso significa dois meses sem faturamento para um influenciador digital.

Esses recuperadores de contas são endossados pelos influenciadores e viraram os queridinhos desses profissionais. O que a gente percebe é que profissionais como o Tonyson cada vez mais vão ser figurinhas carimbadas nas redes sociais, já que o Brasil é o lugar onde mais tem influenciador digital no mundo e essa tem se tornado uma carreira à disposição das pessoas que estão começando no mercado de trabalho
Helton Simões Gomes

Leia o artigo completo