Algumas empresas testaram robôs durante semanas antes da corrida. As autoridades de Pequim descreveram o evento como mais parecido com uma competição de carros de corrida, dada a necessidade de equipes de engenharia e navegação.
"Os robôs estão funcionando muito bem, muito estáveis... Sinto que estou testemunhando a evolução dos robôs e da IA", disse o espectador He Sishu, que trabalha com inteligência artificial.
Os robôs foram acompanhados por treinadores humanos, alguns dos quais tiveram que dar suporte físico às máquinas durante a corrida.
Alguns dos robôs usavam tênis de corrida, um deles usava luvas de boxe e outro usava uma faixa vermelha na cabeça com os dizeres "Destinado a Vencer" em chinês.
O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Beijing Innovation Center of Human Robotics, com um tempo de 2 horas e 40 minutos. O vencedor masculino da corrida registrou um tempo de 1 hora e 2 minutos.
Tang Jian, diretor de tecnologia do centro de robótica, disse que o desempenho do Tiangong Ultra foi auxiliado por pernas longas e um algoritmo que permite que ele imite a forma como os humanos correm uma maratona.