No mês passado, a empresa brasileira Gohobby realizou o primeiro voo em solo brasileiro de um carro voador em escala real. O feito aconteceu após a aeronave comercializada pela empresa receber, ainda em setembro, autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para fazer voos-teste.
Chamado EH216, da fabricante chinesa EHang, o eVtol (veículo de pouso e decolagem na vertical) é um dos dois únicos que receberam autorização da Anac para fazer voos de teste, ao lado do carro voador da Eve, empresa controlada pela Embraer.
A autorização é voltada apenas para pesquisa e desenvolvimento, ou seja, a Gohobby ainda não está autorizada a transportar passageiros. Além disso, não há previsão de quando a aeronave será certificada no país e, assim, poderá ser usada em voos comerciais.
O EH216 é fabricado no modelo S, voltado para o transporte de passageiros, e no modelo F, produzido para ser usado por bombeiros.
Para falar sobre as perspectivas do uso comercial de carros voadores no Brasil, a jornalista Stéfanie Rigamonti recebe o repórter Paulo Ricardo Martins no Como É que É? desta quinta-feira (10).
Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.
Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.
Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.