Protecionismo disfarçado de preocupação ambiental, diz senadora sobre Carrefour

há 1 mês 1

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) criticou nesta quarta-feira (4) a decisão do Carrefour, da França, de parar o comércio de carnes vindas do Mercosul. A ex-ministra da agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) presidiu uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente que discutiu o tema com membros de setores envolvidos.

"O que nós vimos em ação na semana passada a partir de Paris foi o mais puro protecionismo disfarçado de preocupação ambiental. Uma hipocrisia", afirmou. "Não podemos aceitar que interesses protecionistas prejudiquem nossa balança comercial, nossa economia e a prosperidade das nossas famílias."

A senadora ouviu representantes de associações do agronegócio, da indústria e do Ministério do Meio Ambiente para aprimoramento do projeto de lei 2088/2023, que pretende impor o cumprimento de padrões ambientais compatíveis aos do Brasil, para a disponibilização de produtos no mercado brasileiro.

O embate entre os países acontece em um contexto em que a União Europeia adiou o início da aplicação da sua lei antidesmatamento que pode afetar até 30% das exportações brasileiras para o bloco.

A lei proíbe a importação de produtos provenientes de áreas desmatadas após dezembro de 2020 e incide sobre café, soja, óleo de palma, madeira, couro, carne bovina, cacau e borracha. Segundo estimativas do governo brasileiro, a medida pode afetar cerca de 30% das vendas para o bloco europeu.

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

"Para entidades do agronegócio brasileiro a lei é arbitrária e agride a soberania nacional. A Europa parece ignorar que o Brasil já adota rígidos padrões ambientais como o Código Florestal e lidera práticas de produção sustentável globalmente", disse Tereza Cristina.

Ainda durante a audiência, o assessor de sustentabilidade e relações institucionais do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), Ricardo Andrade, disse que setor também é contra a legislação da União Europeia e vai pedir a retirada do couro dessa legislação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo