Proposta de Trump de reserva nacional de bitcoin gera debate

há 4 meses 26

"Se eleito, será política do meu governo manter 100% de todo o bitcoin que o governo dos EUA detém atualmente ou adquirir no futuro", disse Trump, acrescentando que os fundos serviriam como o "núcleo do estoque estratégico nacional de bitcoin".

De fato, Trump não é o único com essa proposta. A senadora norte-americana Cynthia Lummis apresentou uma legislação que permitiria ao governo dos EUA comprar um milhão de bitcoins, cerca de 5% da oferta total, enquanto o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. sugeriu um estoque governamental de quatro milhões de bitcoins.

Uma reserva estratégica seria um dos usos para a enorme quantidade de bitcoins mantida pelo governo dos EUA. No entanto, ainda não se sabe para que ela seria usada, se é viável ou se é bem-vinda para o mercado cripto mais amplo.

O governo dos EUA possui um grande estoque de criptomoedas: cerca de 11,1 bilhões de dólares, o que inclui 203.239 tokens de bitcoin, de acordo com a empresa de dados Arkham Intelligence, que disse que o montante veio de apreensões feitas contra criminosos, inclusive do mercado on-line Silk Road, que foi fechado em 2013.

Nos níveis atuais, os EUA detêm cerca de 1% do fornecimento global de bitcoins -- que é de cerca de 19,7 milhões de tokens, de acordo com a Blockchain.com. A oferta total de Bitcoin é limitada a 21 milhões de tokens.

Para comparar com grandes investidores não estatais, a Microstrategy, de Michael Saylor, detém cerca de 226.500 tokens de bitcoin, de acordo com os resultados do segundo trimestre. O iShares Bitcoin Trust e o Grayscale Bitcoin Trust da BlackRock detêm 344.070 e 240.140 tokens, respectivamente, de acordo com o site de dados BitcoinTreasuries.

Leia o artigo completo