Posts desinformam ao dizer que consumo de chá verde com canela e pimenta seca a barriga

há 2 meses 2

Circulam nas redes sociais posts com a receita de um chá verde que promete derreter a gordura localizada da barriga e melhorar a saúde. A receita viralizou no aplicativo Kwai, principalmente entre o público feminino, e é feita a partir da mistura do chá com outros ingredientes naturais, como canela e pimenta.

Mas especialistas em nutrição ouvidos pela Folha descartam a eficácia da receita viral. Segundo eles, embora os argumentos sobre as propriedades dos ingredientes tenham algum respaldo científico, na prática, o chá não vai promover o emagrecimento.

O nutricionista Gustavo Pimentel, integrante da Sban (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), explica que beber diariamente a dose de chá recomendada no vídeo verificado não é suficiente para emagrecer, uma vez que a perda de peso é multifatorial.

"A gente não pode dizer, até porque não há evidências científicas, que um tipo de chá ou a mistura de ingredientes vai funcionar. Isso não é verdade. O que adianta tomar vários chás se o paciente comer em excesso?", questiona o nutricionista.

Pimentel acrescenta que alguns dos ingredientes citados, como a canela e a pimenta, são, como o post diz, alimentos termogênicos, que podem aumentar a temperatura do corpo e estimular o metabolismo. Contudo, os benefícios para o organismo são menores do que o prometido no conteúdo de desinformação. "É criminoso falar que, ao tomar um chá, a pessoa vai perder gordura localizada", diz.

A nutricionista Vanderli Marchiori, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), reforça que, embora as informações sobre os ingredientes estejam corretas, não se pode banalizar o processo de perda de peso. "Emagrecer passa por melhorias no estilo de vida, com inclusão de atividade física, aliada a consumo de vegetais e alimentos frescos, que são menos calóricos e mais nutritivos", afirma.

Marchiori diz também que a distensão abdominal, ou crescimento da barriga, pode ter diferentes causas, como a gordura visceral, que fica entre os órgãos e a pele, a inflamação nas alças intestinais e o surgimento de miomas, especialmente nas mulheres. De acordo com ela, nenhum dos casos pode ser resolvido com o consumo regular de chá. "Não existe nenhum chá que vai tratar. Secar a barriga é um termo muito amplo e inadequado, porque as causas dessa distensão são muito variadas."

A Folha tentou contato com a autora do vídeo, mas não recebeu retorno até a publicação deste texto.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email [email protected] para que ele seja verificado pela Folha.

Leia o artigo completo