Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido em Nürburgring

há 15 horas 2

Como prometido, a Porsche estabeleceu um novo recorde de volta em Nürburgring (ALE) para carros com transmissão manual com o novo 911 GT3. O piloto de fábrica Jorg Bergmeister conseguiu estabelecer um tempo de volta de 6:56.294 em um 911 GT3 2025 de seis marchas. Esse tempo não só supera o antigo recorde de volta em Nürburgring com transmissão manual, como também bate o tempo de volta do GT3 anterior, equipado com câmbio automatizado PDK.

Um Dodge Viper ACR manteve o antigo recorde de Nürburgring com transmissão manual por oito anos, com uma volta de 7:01,3. Observe que esse tempo de volta foi estabelecido antes de a famosa pista alemã padronizar seus procedimentos de cronometragem, que estipulam uma volta no percurso completo. Anteriormente, os tempos de volta em Nürburgring deixavam de fora a curta antes da reta dos boxes. Considerando o padrão menor, o novo GT3 conseguiu a notável marca de 6:51,764. Ou seja, o GT3 foi mais de 10 segundos mais rápido que o Viper, apesar de uma desvantagem de cerca de 140 cv de potência.

2025 Porsche 911 Gt3 Manual Recorde de Nurburgring

Foto a: Porsche

O novo recorde também é 3,7 segundos mais rápido do que o tempo de volta do 992 GT3 pré-facelift.

"O novo 911 GT3 inspira ainda mais confiança no limite do que o modelo anterior. Eu era mais rápido em quase todas as curvas", disse Bergmeister em um comunicado. "Aprendemos muito com o 911 GT3 RS, especialmente com o chassi. O carro está ainda mais estável. E graças à relação de marchas 8% mais curta, há visivelmente mais potência no eixo traseiro ao acelerar com a mesma potência do motor. Mesmo que tivesse sido alguns segundos mais rápido com o PDK de sete marchas, com o câmbio manual de seis marchas eu definitivamente tinha mais o que fazer na volta rápida e, portanto, também um pouco mais de diversão."

O carro de teste da Porsche tinha o Pacote Weissach opcional, que inclui várias medidas de redução de peso e peças de acabamento em fibra de carbono. O carro também tinha pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, que é a borracha mais rápida disponível para o novo GT3.

O resultado é impressionante em vários aspectos, e será difícil superar esse feito tão cedo. A não ser que a Gordon Murray Automotive queira tentar bater esse recorde.

Leia o artigo completo