Após análise minuciosa, foi determinado que a Meta dará prioridade a investimentos em outros segmentos da empresa. Como resultado, não poderemos continuar a oferecer suporte à plataforma Meta Spark a longo prazo
Comunicado da Meta sobre o Meta Spark
Ficarão apenas filtros oficiais da Meta. É possível acessá-los e salvá-los visitando os perfis do Instagram e do Facebook, tocar no item das três estrelas e navegar pelas opções.
Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta
Nota da Meta sobre o fim dos filtros, em agosto de 2024
O anúncio sobre o fim dos filtros de terceiros foi feito em agosto de 2024. À época, o Instagram informou que desativaria a plataforma Spark, utilizada por criadores e marcas para desenvolver aplicações e filtros de realidade aumentada.
Não custa lembrar que, apesar da remoção do Instagram, as pessoas poderão aplicar filtros usando outros apps. A grande mudança é que os filtros de terceiros não estarão mais disponíveis para uso dentro direto nas plataformas da Meta.
Com o fim dos filtros no Instagram, há uma série de apps que podem ajudar nas edições de selfies. No FaceTune, por exemplo, é possível alterar o tom de pele, mudar tipo de cabelo e reduzir medidas do rosto. Já o FaceApp permite desfocar e até mudar o fundo de fotos, incluir sorriso (mesmo em fotos em que a pessoa saia triste), além de várias configurações de rosto (como cor, cabelo, lábios, olhos, delineado de gatinho, etc). Os apps de edição de vídeo, como o CapCut e Videoleap, ainda permitem incluir filtros em gravações.