Por que Elon Musk está de olho nas fábricas da Nissan?

há 16 horas 2

Em dificuldades financeiras, a Nissan voltou ao mercado para tentar uma nova fusão após a tentativa de acordo com a Honda não ter dado certo. Entre possíveis candidatos, há a empresa de tecnologia Foxconn e até mesmo a Tesla. O rumor, não confirmado oficialmente, foi relatado pelo Financial Times, segundo o qual um grupo de investidores, liderado pelo ex-membro do conselho da Tesla e ex-primeiro-ministro japonês Hiro Hizuno, lançou a proposta.

Produção de mais Teslas nos EUA

Essa proposta chega em um momento de crescente urgência tanto para a Nissan quanto para a Tesla, que está procurando expandir suas capacidades de produção nos Estados Unidos, já que o presidente Donald Trump anunciou recentemente que introduziria tarifas sobre as importações de veículos a partir de 2 de abril de 2025, uma medida que afetaria particularmente os fabricantes que produzem no exterior, aumentando assim o apelo da produção doméstica.

Além disso, Trump expressou sua preferência pela fabricação de veículos elétricos nos Estados Unidos em vez de em países como a Índia, outro elemento que poderia levar a Tesla a fortalecer sua presença por lá.

A resposta de Elon Musk não demorou a chegar e veio em um breve comentário no X (antigo Twitter, a rede social de propriedade do número um da Tesla) que dizia: "A fábrica da Tesla É o produto. A linha de produção do Cybercab é inigualável no setor automotivo". Algumas palavras que certamente parecem enviar a proposta de volta ao remetente. 

Fábricas da Nissan nos EUA

Atualmente, a Nissan tem três fábricas nos Estados Unidos:

  • Smyrna, Tennessee: produz Nissan Leaf, Rogue, Pathfinder, Murano e Infiniti QX60.
  • Canton, Mississippi: concentra-se na produção do Nissan Altima e Frontier.
  • Decherd, Tennessee: especializada na produção de motores e componentes de veículos.

Entretanto, a partir de janeiro de 2025, a japonesa anunciou planos para reduzir a produção nos EUA em cerca de 25% e reduzir a força de trabalho em quase 2.000 funcionários até o final do ano.

<p>A fábrica da Nissan em Smyrna, Tennessee</p>

A fábrica da Nissan em Smyrna, Tennessee

Os benefícios para a Nissan

Após o fracasso de suas tentativas de fusão com a Honda e a Mitsubishi Motors, a Nissan está procurando novos investidores para reestruturar seus negócios e encontrar uma alternativa para a Renault, que deseja reduzir gradualmente sua participação de 43% na marca japonesa.

O plano apresentado por Hizuno prevê a formação de um "consórcio" de investidores, com a Tesla como principal participante, mas com a possibilidade de a Foxconn, outro investidor em potencial, entrar como acionista minoritário.

Foxconn logotipo

Novo plano prevê consórcio de investidores, tendo a Foxcoon e Tesla como acionistas principais 

Se o acordo se concretizar, será um ponto de virada histórico para a Tesla, que nunca investiu em nenhum outro fabricante de automóveis, e todo o cenário global do setor automotivo terá que lidar com um "novo" grupo que pode mudar o equilíbrio de poder, que já está em plena agitação devido à rápida ascensão dos fabricantes chineses.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo