'Por favor' e 'obrigado': por que maioria das pessoas é educada com ChatGPT

há 3 semanas 4

18% agem educadamente por medo de uma revolta de IA no futuro. Os outros 33% dos entrevistados nos Estados Unidos revelaram não serem educados por estarem usando o recurso com pressa para obter respostas.

Já no Reino Unido, o número de pessoas educadas com chatbots cresce para 71%. Desses, 83% revelaram serem educados porque é correto agir assim, já para 17% elas também têm medo de uma possível revolta dos robôs. E por lá, 29% dos entrevistados revelaram não serem gentis com a IA.

Medo de uma revolta cibernética faz com que usuários sejam educados com ferramentas de IA
Medo de uma revolta cibernética faz com que usuários sejam educados com ferramentas de IA Imagem: Dado Ruvic/Reuters

O fato de a maioria preferir ser gentil com a IA dividiu especialistas. "Quando dizemos 'por favor' ao ChatGPT, não somos irracionais - somos irreprimivelmente humanos", AJ Ghergich, VP global da Botify.

Estou surpreso que 70% das pessoas sejam educadas com a IA. Afinal, é apenas um programa de computador, certo? Definitivamente há um elemento do desconhecido que influencia a maneira como interagimos com a IA, e acho que muitas pessoas estão subconscientemente assustadas com o que o futuro reserva. Optar pela polidez como uma forma de manter a IA do lado é alarmismo no seu melhor, mas todos nós vimos 2001: Uma Odisseia no Espaço John-Anthony Disotto, redator sênior de IA da TechRadar

Leia o artigo completo