'Piper, nooo!': Onde ver filmes com Parker Posey, estrela de 'The White Lotus'

há 3 dias 2

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Maratonar

Um guia com dicas de filmes e séries para assistir no streaming

Se o algoritmo das suas redes sociais também privilegia certo recorte do mundo do cinema e da televisão, você já foi presenteado com um clipe da atriz Parker Posey demonstrando algumas de suas pronúncias favoritas com um sotaque pesado da Carolina do Norte, usado por sua personagem Victoria na terceira temporada de "The White Lotus", da HBO.

"Tsunaaaami", ela diz, pondo um tempero "southern" no termo japonês e levando o apresentador do Today Show a um acesso de riso. "Buddhism", ou budismo, certamente ganha sílabas que não estão no papel ao sair de sua boca.

Nascida em Maryland, mas criada na Louisiana e no Mississippi, a atriz que se tornaria ícone nova-iorquino —diz o New York Times que todo mundo que vive abaixo da 14ª Rua em Manhattan já teve um encontro benigno com ela— conhece bem o Sul dos Estados Unidos e suas mulheres de personalidade forte.

Rainha do cinema independente dos anos 1990, Posey empresta a qualquer obra um magnetismo cool e um glamour que parece exalar de seus poros, mesmo quando interpreta a vilã.

Victoria rapidamente tornou-se o destaque da temporada da série de Mike White. Perpetuamente desligada da realidade, ela tenta com todas as forças manter o controle sobre seus filhos Saxon (Patrick Schwarzenegger), Piper (Sarah Catherine Hook) e Lochlan (Sam Nivola), com nenhuma ajuda do marido, Tim (Jason Isaacs, menos bem-sucedido em sua tentativa sulista).

Com o final da temporada se aproximando —neste domingo (30), estreia no canal de TV da HBO e na Max o penúltimo episódio—, trago outras obras com Posey para ver em casa. Aviso que muitos dos seus filmes são mais difíceis de encontrar e, daquilo que está disponível, a maior parte requer aluguel.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Dazed and Confused. Amazon, ClaroTV+ e iTunes (aluguel), 102 min.

Em 1976, os veteranos do Lee High School, em Austin (Texas), se preparam para o trote dos calouros do próximo ano e aproveitam seu último verão de liberdade. Escrito e dirigido por Richard Linklater ("Boyhood"), lançou a carreira de Matthew McConaughey e traz no elenco Ben Affleck, Jason London, Cole Hauser, Reneé Zellweger (num papel sem falas) e o que parece ser o resto da geração X. Parker Posey interpreta Darla, a líder das garotas veteranas.

Quatro Garotas... Uma Grande Confusão (1997)

Clockwatchers. À La Carte, Looke e Runtime (grátis), 96 min.

Quatro jovens funcionárias temporárias de uma empresa de crédito —Iris (Toni Collette), Margaret (Parker Posey), Paula (Lisa Kudrow) e Jane (Alanna Ubach)— forjam uma amizade baseada em sua situação precária no trabalho e a veem testada quando pequenos roubos começam a acontecer pelo escritório.

Mensagem Para Você (1998)

You’ve Got Mail. Amazon, iTunes e YouTube (aluguel), 119 min.

Tom Hanks e Meg Ryan se reencontram nesta comédia romântica de Nora Ephron inspirada em "A Loja da Esquina" (1940). Kathleen (Ryan) é dona de uma pequena loja de livros infantis que está ameaçada pela chegada na vizinhança de uma grande livraria da rede Fox Books, da família de Joe (Hanks). Inimigos na vida real, os dois inadvertidamente começam a trocar mensagens anônimas em uma sala de bate-papo. Posey é Patricia Eden, a namorada esnobe de Joe.

Pânico 3 (2000)

Scream 3. Paramount+ (assinatura) e ClaroTV+, iTunes e YouTube (aluguel), 116 min.

Na terceira parte da série de filmes sobre o assassino Ghostface, Sydney Prescott (Neve Campbell) sai de seu isolamento e vai a Hollywood quando seu perseguidor reaparece e faz vítimas no set de "Stab 3", o filme dentro do filme inspirado na história de Sydney e seus amigos. Parker Posey é Jennifer Jolie, a atriz que interpreta a personagem de Gale Weathers (Courteney Cox).

Josie e as Gatinhas (2001)

Josie and the Pussycats. iTunes (aluguel), 98 min.

Depois de um resultado desastroso nas bilheterias americanas, o filme se tornou um ícone cult por trazer interpretações saborosas de Alan Cumming ("Os Traidores") e Parker Posey como os ardilosos membros de uma gravadora que usam jovens artistas pop para embutir em suas músicas mensagens subliminares que levam adolescentes a comprar mais. As vítimas da vez são Josie (Rachael Leigh Cook), Melody (Tara Reid) e Valerie (Rosario Dawson).

Superman: O Retorno (2006)

Superman Returns. Prime Video e Max, 154 min.

É complicado recomendar "Superman: O Retorno". É dirigido pelo "canceladíssimo" Bryan Singer, coestrelado pelo igualmente problemático Kevin Spacey, com um Brandon Routh sem graça e uma apagada Lois Lane (Kate Bosworth). Mas o filme tem Parker Posey como Kitty Kowalski, braço direito de Lex Luthor (Spacey) e que traz lampejos de vida a mais um filme do "Homem de Aço".

Alta Fidelidade (2020)

High Fidelity. Disney+, oito episódios.

Na televisão, como nos cinemas, Posey costuma ocupar o lugar de coadjuvante de luxo, trazendo ao projeto algo de extraordinário. Em "Alta Fidelidade", aparece no quinto episódio como uma artista excêntrica que tenta vender à protagonista Rob (Zöe Kravitz) uma coleção de discos cheia de preciosidades.

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

O Fogo Interior (2024)

The Fire Inside. Prime Video, 109 min.

Na superfície, mais um filme de esportes sobre um atleta que supera a pobreza e um sem-fim de obstáculos para chegar ao topo. Em realidade, a história de Claressa Shields (Ryan Destiny), a primeira americana a ganhar uma medalha no boxe, nos Jogos de Londres-2012, contada aqui em roteiro de Barry Jenkins ("Moonlight") e dirigida por Rachel Morrison —antes diretora de fotografia ("Pantera Negra")—, vai além das conquistas extraordinárias de Shields no ringue e escancara a realidade da maior parte dos atletas olímpicos na volta para casa. Com Brian Tyree Henry ("Atlanta").

A Verdadeira Dor

A Real Pain. Disney+, 90 min.

Jesse Eisenberg ("A Rede Social") escreve, dirige e estrela esta história sobre dois primos que visitam locais importantes para a história de sua família na Polônia, após a morte da avó. Indicado também ao Oscar de melhor roteiro original, levou a estatueta de melhor ator coadjuvante, pela atuação de Kieran Culkin ("Succession").

Cilada

Caught. Netfix, seis episódios.

Adaptação de mais um livro do autor de mistérios Harlan Coben, desta vez transplantada dos subúrbios de Nova Jersey para Bariloche, na Argentina. A jornalista Ema Garay (Soledad Villamil) fez fama expondo criminosos na internet, mas o desaparecimento de uma garota de 16 anos e a suspeita do envolvimento de Leo Mercer (Alberto Ammann), um pilar da comunidade, a fazem questionar tudo o que sabe.

O Estúdio

The Studio. AppleTV+, dez episódios com estreias semanais, às quartas.

Seth Rogen, cocriador e codiretor da série, estrela como Matt Remick, um amante do cinema que acaba alçado ao posto de chefe de um estúdio hollywoodiano centenário, o que, infelizmente, o coloca em direta oposição ao bom cinema. Enquanto tenta colocar de pé um filme sobre o refresco Ki-suco, Matt cruza com as maiores celebridades que povoam a cidade das estrelas, com direito a pontas de Charlize Theron e Steve Buscemi, passando por Martin Scorsese —e isso só no primeiro episódio. O segundo episódio valeria a pena existir só por tirar a diretora Sarah Polley ("Entre Mulheres") da aposentadoria como atriz.

Acabe com Eles (2024)

Bring Them Down. Estreia na Mubi nesta sexta (28), 105 min.

Christopher Abbott ("Pobres Criaturas") e Barry Keoghan ("As Banshees de Inisherin") interpretam os filhos de duas famílias inimigas nas colinas da Irlanda, onde um desentendimento pode ganhar proporções terríveis. Não é um filme fácil (especialmente se você gosta de ovelhas), mas traz fortes atuações. O americano Abbott até gasta o irlandês em muitas de suas cenas.

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (2023)

Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves. Disponível na Netflix até 6.abr, 134 min.

Divertida adaptação do clássico do RPG (role-playing game), cheia de "easter eggs" para os entendidos, mas fácil de acompanhar para os recém-chegados. Edgin (Chris Pine) e um bando de aventureiros interpretados por Michelle Rodriguez, Sophia Lillis e Justice Smith embarcam numa aventura em busca de um artefato mágico.

Leia o artigo completo