- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
Depois, os pesquisadores recorreram à terapia fotodinâmica antimicrobiana, ou seja, usaram uma fonte de luz para tratamento de desinfecção. O urucum serviu como fotossensibilizador. A luz de LED veio dos fotopolimerizadores, aqueles aparelhinhos utilizados por dentistas.
Quem já usou aparelho dentário conhece bem
Ana Bonasa, Nunca Vi 1 Cientista
O uso deste aparelho é considerado positivo porque torna a aplicação da pesquisa mais barata, visto que é uma ferramenta que muitos dentista possuem.
A pesquisa foi publicada na Plos One, um dos principais periódicos científicos do mundo, separou as crianças em dois grupos: um deles participaria do processo por meio da terapia fotodinâmica, e outro deveria usar raspadores de língua. O experimento durou 30 dias.
As crianças expostas à terapia fotodinâmica antimicrobiana tiveram resultados melhores do que aquelas que usaram apenas raspador de língua.