Alvo de muitas exposições ao longo dos anos, Pelé (1940-2022) ganha mais uma a partir desta terça-feira (19), no shopping Eldorado.
"Uma Homenagem ao Rei Pelé", no entanto, difere-se de seus pares por oferecer uma proposta mais interativa, de olho também no público jovem, que não teve tanto acesso aos feitos do jogador, autor de mais de mil gols e campeão em três Copas.
É esse pensamento que guia boa parte das instalações da mostra, que tem curadoria do jornalista e escritor Marcelo Duarte.
"Nossa ideia é que essa exposição também agrade ao público mais velho, mas queremos que as novas gerações entendam porque ele é festejado no mundo inteiro. Para isso, investimos em efeitos especiais, telas grandes e interação", conta Duarte.
A abertura não começa no dia 19 de novembro por acaso. Foi nesta data, em 1969, que Pelé marcou de pênalti o milésimo gol, no Maracanã, na vitória por 2 a 1 contra o Vasco. Uma das salas reproduz o ambiente e proporciona ao visitante a chance de bater o mesmo pênalti.
Ao todo, são 15 ambientes, como um espaço com itens da coleção de Antonio Bulgarelli, empresário que foi um grande amigo do jogador. Peças raras, como camisas e medalhas do atleta, estarão expostas pela primeira vez.
A caminhada começa pela infância do rei, seguido pela chegada ao Santos e as disputas de Copas do Mundo —também há uma área dedicada ao Cosmos, clube em que ele atuou nos EUA.
Em outro ambiente, uma arquibancada com 40 lugares fica diante de um telão que exibe vários gols emblemáticos do rei.
Episódios relevantes da carreira também aparecem, como o dia em que Pelé parou a Guerra Civil que ocorria na Nigéria, em 1969. Nesta parte, é possível colocar um óculos de realidade virtual e assistir a um minidocumentário.
Outros destaques ficam na sala com 25 países em que Pelé teve algum feito, além da recriação da barbearia do seu Didi, local que o ex-jogador frequentou durante 60 anos. Por fim, um ambiente montado para ouvir, mais do que assistir, leva os visitantes a escutarem uma música composta especialmente para a exposição. Na saída, um café-bar e uma loja fecham a experiência.