A compositora Patti Smith vai publicar um novo e mais amplo livro de memórias 15 anos depois de "Só Garotos", sua mais celebrada incursão no gênero, que venceu o prestigiado National Book Award.
A próxima obra será lançada mundialmente no primeiro semestre de 2026 —inclusive pela editora brasileira de Smith, a Companhia das Letras— e se chamará "Bread of Angels", algo como "o pão dos anjos".
"Levei uma década para escrever este livro, lidando com a beleza e a tristeza de uma vida", disse ela, em nota divulgada por seus representantes. "Espero que as pessoas encontrem algo de que precisam."
O volume vai cobrir mais extensivamente os 78 anos de vida da cantora, desde sua infância na periferia da Filadélfia, a ascensão como estrela do punk na década de 1970, com álbuns marcantes como "Horses", e a decisão de se recolher dos holofotes para viver com seu marido, Fred, longe da vida pública.
Depois da morte dele, em 1994, a autora tem se dedicado mais à literatura, ainda que continue fazendo shows. A Companhia publicou mais quatro livros que ela escreveu desde "Só Garotos": "Linha M", "Devoção", "O Ano do Macaco" e "Um Livro dos Dias", este um compilado de postagens dela em redes sociais durante a pandemia.
Em janeiro, Smith deu um susto em seus fãs durante sua última e breve passagem pelo Brasil, quando desmaiou em pleno palco do Teatro Cultura Artística, em São Paulo, e cancelou o segundo show que faria na casa. Após passar pelo hospital e repousar por alguns dias, ela voltou com boa saúde aos Estados Unidos.