Alguns países se comprometeram a doar doses de vacinas para combater o surto de mpox na África. Isso ocorre após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar emergência de saúde pública global, em agosto, pela segunda vez em dois anos.
Essas doações visam amenizar a enorme desigualdade que deixou as nações africanas sem acesso às vacinas usadas durante o surto global de 2022.
Abaixo está uma lista de países que prometeram doar as doses que possuem, fabricadas pela Bavarian Nordic, da Dinamarca, ou pela KM Biologics, do Japão:
Canadá
O Canadá doará até 200 mil doses de vacinas, disse um porta-voz do governo, em 12 de setembro. O número de doses a serem doadas depende da capacidade de armazenamento e administração dos países receptores.
França
A França doará 100 mil doses com base nas "necessidades localmente identificadas", disse seu Ministério da Saúde na seção de perguntas e respostas de seu site, atualizada pela última vez, em 16 de setembro.
Alemanha
A Alemanha doará 100 mil doses de seus estoques militares para ajudar a conter o surto a curto prazo, disse um porta-voz do governo, em 26 de agosto.
Japão
O Japão se comprometeu a doar 3 milhões de doses da vacina LC16 da KM Biologics, o maior número de doses prometidas até o momento, disse a OMS em um comunicado em 13 de setembro.
Espanha
A Espanha doará 500 mil doses, ou 20% de seu estoque, disse seu Ministério da Saúde, em 27 de agosto. Também instou a Comissão Europeia a propor que todos os estados membros da União Europeia doem 20% de seus respectivos estoques da vacina.
Estados Unidos
O Departamento de Estado dos EUA disse, em 22 de agosto, que doaria 50 mil doses da vacina da Bavarian Nordic à República Democrática do Congo, juntamente com apoio financeiro para a implementação.
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional disse, em 27 de agosto, que doaria 10 mil doses de vacinas contra a mpox para a Nigéria.
União Europeia
A UE, que tem um contrato de aquisição conjunta com a Bavarian Nordic para comprar vacinas para doações, se comprometeu a compartilhar 215 mil doses com os países africanos afetados. Também instou seus membros a coordenarem suas doações em vez de fazê-las individualmente.
A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA) do bloco concordou, em agosto, em adquirir 175.420 doses da vacina da Bavarian e doá-las aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC), enquanto a empresa dinamarquesa doará mais 40 mil doses.
Aliança de vacinas Gavi
A Gavi, uma aliança internacional público-privada que cofinancia a compra de vacinas para países de baixa renda, disse, em 18 de setembro, que compraria 500 mil doses da vacina da Bavarian Nordic, com entrega prevista para este ano.
Cuide-se
Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar