Painel: Vice-prefeito que xingou segurança do Palmeiras de macaco pede licença

há 1 mês 5

Investigado por injúria racial contra um segurança do Palmeiras, o vice-prefeito de São José do Rio Preto (a 440km de SP), Fábio Marcondes (PL), pediu licença temporária, nesta segunda-feira (24), e também a exoneração do cargo de Secretário de Obras.

O prefeito Coronel Fábio Candido (PL) atendeu ao pedido do vice.

Marcondes foi flagrado em um vídeo na noite deste domingo, se referindo a um segurança do Palmeiras como "macaco velho" e "lixo". O caso ocorreu em Mirassol, vizinha a São José do Rio Preto. Na ocasião, o Palmeiras havia acabado de vencer o Mirassol por 3 a 2, no estádio José Maria de Campos Maia.

O funcionário do Palmeiras registrou boletim de ocorrência, e o caso está sob investigação pela Polícia Civil.

Em nota publicada nesta segunda, o vice-prefeito alegou que tomou iniciativa de pedir licença em razão de prescrição médica. Segundo ele, as imagens são apenas um recorte dos acontecimentos e que tudo começou após o seu filho ter sido ofendido.

No boletim de ocorrência, o funcionário do Palmeiras afirmou que havia pedido para que o filho de Marcondes deixasse o corredor livre para passagens da delegação.

Na manhã desta segunda, Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Público do estado e também ao PL, se manifestou pelas redes sociais sobre o episódio. "Não podemos permitir qeu condutas racistas fiquem impunes em nosso estado", escreveu Derrite.

Marcondes é próximo do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Em um vídeo, Costa Neto, inclusive, agradeceu o trabalho de Marcondes e pediu que ele organizasse o partido na cidade.

Enquanto vereador, Marcondes também aprovou uma sessão de homenagem Costa Neto com a entrega da Medalha do Brasão e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão. A honraria é concedida em forma de reconhecimento pela colaboração no progresso da cidade.

Como justificativa, Marcondes disse que o presidente do PL "faz parte da história do Brasil e de São José do Rio Preto".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo