O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem feito previsões de que 2025 será um ano difícil na economia, que poderá ter impacto negativo nos investimentos do estado.
Nos relatos, o governador tem mostrado preocupação com a disparada do dólar, mesmo com intervenções no câmbio pelo Banco Central. Isso, avalia, seria reflexo da perda de credibilidade do governo Lula na questão fiscal, que estaria fora de controle.
O resultado, nas previsões do chefe do Executivo paulista, seria inflação em alta no ano que vem, o que em um primeiro momento até geraria uma ampliação artificial das receitas do estado.
Numa segunda etapa, no entanto, a economia deve sofrer uma desaceleração forte, provocada pela alta dos juros, o que geraria pressão sobre o caixa do estado e desestimularia investimentos privados.
Apontado como possível candidato da direita à Presidência em 2026, Tarcísio tem reforçado que a manutenção da saúde fiscal do estado é uma prioridade de seu governo. É provável que seja necessário segurar investimentos e gastos, especialmente na segunda metade do ano.
Por essa razão, ele pretende reduzir renúncias fiscais, o que gera resistência de setores afetados. Um exemplo atual é a pressão de bares, hotéis e restaurantes contra o fim da redução de ICMS a partir de janeiro.