Ex-prefeito de São Bernardo do Campo e atual secretário de Segurança Urbana de Ricardo Nunes (MDB), Orlando Morando deve se juntar em breve ao partido do prefeito da capital.
Ele acertou a filiação com Baleia Rossi, presidente da sigla, e provavelmente será candidato a deputado federal em 2026.
Com a filiação de Morando, o MDB pretende ampliar sua bancada parlamentar e aumentar sua inserção na região do Grande ABC, onde atualmente tem o prefeito Taka, de Diadema, como único representante mais relevante.
Morando deixou o PSDB em dezembro, após quase 20 anos filiado. Após dois mandatos à frente da cidade do ABC paulista, ele lançou a sobrinha, Flávia Morando, como sucessora no ano passado. Ela foi derrotada ainda no primeiro turno.
Nunes convidou outros três ex-prefeitos para compor a gestão municipal: Rogério Lins (Podemos), de Osasco, secretário de Esportes, Rodrigo Ashiuchi (PL), de Suzano, secretário do Meio Ambiente, e Luiz Fernando Machado (PL), de Jundiaí, secretário-executivo de Desestatização.