Painel S.A.: Vale faz acordo para arrendar jazidas não exploradas em MG

há 3 meses 4

A Vale fez um acordo para que o direito minerário sobre jazidas ainda não exploradas em Minas Gerais, na região da Mutuca (em Nova Lima), sejam arrendadas para atividade da Vallourec.

O presidente Lula (PT) já reclamou do cenário de paralisia em parte das minas da Vale, que, na visão do governo, deixa os ativos intocados à espera de oportunidades financeiras.

Procurada sobre o tema, a Vale afirmou que desenvolve seus planos por meio de projetos próprios ou parcerias com terceiros "que ajudam a desenvolver a mineração de pequena e média escala".

Conforme mostrou a Folha em abril, o governo lançou estudos sobre mudanças no arcabouço legal da mineração para forçar empresas do setor a explorarem, de fato, suas unidades produtivas.

A conclusão alcançada foi a de que há milhares de minas paradas pelo país e que a medida em análise poderia movimentar um volume de recursos na economia nacional comparável aos investimentos anuais da Petrobras.

De acordo com números levantados pelo governo, 25% das mais de 14 mil concessões de lavra concedidas às empresas estão paralisadas, pela falta de início da exploração ou por suspensão das atividades.

Fábio Pupo (interino) com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo