A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) ingressa, nesta sexta (18), com uma ação judicial coletiva contra a Enel em São Paulo pelos prejuízos causados com o apagão na capital e região metropolitana.
Em nota, a entidade afirma que donos de restaurantes reportaram um prejuízo estimado em R$ 87 milhões desde sexta (11), quando uma forte chuva danificou árvores e gerou queda de energia generalizada na região metropolitana de São Paulo.
Desde então, diversos bairros seguem sem luz na capital paulista. Nesta quinta (17), a Enel afirmou que todos os pedidos de reestabelecimento de energia foram concluídos, no entanto, 36 mil clientes ainda estão no escuro.
"A ANR afirma que a Enel cometeu os mesmos erros de novembro de 2023, quando uma situação semelhante ocorreu, demonstrando falta de preparo para lidar com eventos recorrentes", disse a associação.
Aos empresários, a associação de restaurantes pede que sejam contabilizados nas perdas o faturamento dos fins de semana e datas especiais, como o Dia das Crianças, comemorado no sábado (12).
"Além da ação coletiva, a ANR orienta empresários afetados a entrarem com ações individuais contra a concessionária para buscar ressarcimento das mercadorias perdidas e lucros cessantes", afirma.
Na conta da associação, em média, 13% dos estabelecimentos foram afetados nos últimos 5 dias, sendo que no primeiro dia de chuva quase 30% dos restaurantes foram atingidos na região metropolitana de São Paulo.
Com Diego Felix