Uma pesquisa feita com 400 empresas de médio e grande porte mostra que menos da metade segue práticas socioambientais e, nessa frente, as médias avançaram mais do que as grandes nos últimos três anos.
Feita pela consultoria em sustentabilidade e estratégia ESG Beon Nexus, da FSB Holding, em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), a publicação "Avanços e Desafios" revela que somente 43% desse universo de empresas têm metas ambientais.
Os dados indicam ainda que o avanço da implementação dessas regras foi maior entre as companhias de médio porte, indicador que subiu de 31%, em 2021, para 56%, em 2024, acima da alta de 13% entre as grandes no mesmo período, que passou de 44% para 57%.
A existência de uma estrutura formal interna responsável pelo acompanhamento de questões ESG também avançou mais entre as médias, passando de 26%, em 2021, para 38%, em 2024. Nas grandes, esse índice passou de 34% para 39% no mesmo período.
A sigla ESG, em inglês, engloba práticas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança. Para a pesquisa, as entrevistas foram realizadas com executivos das empresas do agronegócio, indústria, comércio e serviços entre março e maio deste ano.
Com Diego Felix