Painel S.A.: BYD vira alvo na Câmara por reclamações de consumidores

há 6 meses 10

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vota nesta quarta (9) um requerimento que pode enquadrar a montadora automotiva BYD por supostos problemas com o pós-venda no Brasil.

Proposto pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), a convocação de uma audiência pública servirá para debater reclamações de clientes da empresa chinesa que relataram questões como atendimento ruim, problemas com o período de garantia, atrasos nas entregas, falhas na pintura, ferrugens e falta de peças de reposição.

Se o requerimento passar na comissão, serão convocados o presidente da BYD no Brasil, o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), Wadih Damous, além de representantes da Abravei (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos) e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

"A BYD agradou o consumidor ao trazer o compacto Dolphin com preço agressivo, o que fez com que a concorrência revisse seus preços. O problema é que o pós-venda, aparentemente, não acompanhou a grande quantidade de veículos atendidos", diz o deputado no requerimento.

No início deste mês, a BYD anunciou ter batido a marca de 50 mil carros elétricos vendidos no Brasil e já responde por quase metade do total de vendas do setor de importados elétricos.

Procurada pela reportagem, a BYD afirmou que "tem como objetivo não apenas comercializar os melhores e mais modernos veículos, como também oferecer um serviço de pós-venda de qualidade". "Atualmente nosso centro de distribuição de partes e peças em Cariacica/ES possui um estoque que atende a 95% dos pedidos referentes a todos os modelos vendidos no Brasil", diz a empresa.

Fábio Pupo (interino) com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo