O Brasil se integrará à SheTrades, rede global que atua em 18 países na África, Ásia, América Latina e Oriente Médio para estimular a participação de mulheres nos negócios e no comércio.
Criado pelo Centro de Comércio Internacional (ITC), o grupo será hospedado pela ApexBrasil com lançamento previsto para esta sexta (25), em Brasília (DF).
A iniciativa é parte da estratégia do Brasil no comando do G20. O país quer incorporar capítulos sobre comércio e gênero nas negociações recentes de acordos comerciais.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), somente 14% das empresas exportadoras no Brasil têm mulheres em suas diretorias.
Com a parceria, ITC, Mdic e Apex identificarão áreas prioritárias que poderão ter o apoio da SheTrades.
O grupo mapeia o ambiente político dos países —com base em 55 indicadores políticos e na coleta e análise de dados desagregados por gênero— para promover a participação das mulheres no comércio.
Chamado de SheTrades Brazil Hub, o centro em Brasília capacitará empreendedoras para que possam aproveitar oportunidades no comércio internacional. O projeto faz parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil.
Com Diego Felix