A revista da fundação ligada ao PT reciclou um slogan da era Vargas para defender em sua edição que foi ao ar nesta quinta-feira (20) a polêmica exploração de petróleo na Amazônia.
"Margem Equatorial: o petróleo é nosso", diz a chamada de capa da revista Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo, com a foto de uma plataforma de exploração.
"A Margem Equatorial desponta como a nova fronteira do petróleo, atraindo bilhões em investimentos e fortalecendo a Petrobras no cenário global. Com potencial para gerar empregos e arrecadação histórica, a exploração pode redefinir a economia brasileira", diz a revista.
A exploração de petróleo na Amazônia é criticada por ambientalistas, que não veem sentido em investir numa matriz poluente num momento em que o Brasil busca cumprir metas de redução de emissão de gases.
O Ibama vem sendo pressionado com frequência cada vez maior pelo presidente Lula a autorizar pesquisa sobre a viabilidade da extração de petróleo na região. Há no governo quem avalie que se isso ocorrer, a permanência da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) ficaria insustentável.