Painel: Questionado, Derrite apresenta queda em homicídios e roubos para tentar contornar crise

há 1 mês 4

Em meio ao fogo cruzado por causa de episódios de violência policial, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, tem se agarrado a indicadores de segurança de sua gestão para tentar contornar a crise. O argumento principal é que a gestão linha-dura na segurança tem dado resultados.

No dia 30 de novembro, a secretaria divulgou dados que mostram que o estado registrou em dez meses o menor número de homicídios dolosos da história. Foram 2.065 no período, redução de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em outubro, houve 205 registros de homicídios no estado, a segunda menor marca desde 2001, início da série histórica.

Outro dado que Derrite tem reforçados a interlocutores se refere ao número de roubos e furtos.

O índice diminuiu 14,9% de janeiro a outubro com relação a 2023, caindo de 190.936 para 162.409. Houve queda nos roubos de cargas, veículos e furtos em geral.

Outro feito divulgado pela gestão Derrite se refere ao aumento das prisões e apreensões de infratores, crescimento de 11,4% no comparativo com 2023. Também aumentaram em 34,8% as apreensões de armas de fogo ilegais

Derrite enfrenta questionamentos inéditos desde sua chegada ao cargo por causa de diversos episódios que expuseram abusos na ação policial, ao ponto de ter sua permanência no cargo questionada. As mortes por ação policial subiram 78% no comparativo com 2023.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no entanto, diz que fará ajustes na segurança e descarta demitir o secretário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo